Padre Felipe é elevado a Arquimandrita


A visita apostólica de Sua Beatitude Athanásios I a Matipó e João Monlevade, além de reunir centenas de fiéis, trouxe muitas novidades para a comunidade Católica Apostólica Ortodoxa. Uma das novidades mais festejadas foi a elevação do Padre Felipe José Mauro Bastos a Arquimandrita, cargo que corresponde ao que conhecemos, mais comumente, como Monsenhor. 

Monsenhor ou Arquimandrita é um título eclesiástico de honra conferido aos sacerdotes das Igrejas Católicas Romanas e Ortodoxas pelo Papa ou pelo Patriarca, no caso das Igrejas Orientais. O título normalmente é abreviado como "Mons."

Apesar de somente o Papa e o Patriarca conferirem o título de Monsenhor ou Arquimandrita, eles o fazem a pedido do Bispo Diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O Monsenhor ou Arquimandrita não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica um sacramento da ordem. Assim o Monsenhor ou Arquimandrita só se distingue de um padre comum pelo título honorífico.

O Arquimandrita Felipe, que é o Pároco e Administrador Paroquial das Paróquias Bom Pastor, em Matipó e São Judas Tadeu, em João Monlevade, se mantém no cargo de Vigário Episcopal de Rito Bizantino no estado de Minas Gerais.

Sua Beatitude esteve em nossa cidade acompanhado do Padre Silva, de Belo Horizonte, do Diácono Maurício, de Caratinga, do Padre e também Arquimandrita Kyrilos, e pelo Seminarista da Igreja Católica Apostólica Romana, Carlos Henrique Rodrigues, ambos de São Paulo. Carlos Henrique recebeu autorização do Bispo dirigente da Diocese de São Paulo para acompanhar a visita apostólica e participar das celebrações da igreja irmã. O Arcebispo voltou para a Catedral de São Pedro e São Paulo, na capital paulista, impressionado com os trabalhos apostólicos realizados em nosso estado pelo Arquimandrita Felipe e sua equipe paroquial.  Dom Athanásios I segue nos próximos dias para visitas apostólicas aos Bispos da França e de Roma, mas prometeu fazer de tudo o possível para estar novamente em João Monlevade na festa de São Judas Tadeu, no dia 28 de outubro.

Alguns momentos da visita apostólica de Sua Beatitude Athanásios I


(Arquimandrita Kyrilos, Sua Beatitude Athanásios I, Arquimandrita Felipe e Padre Silva)

(Pe. Silva, Arquimandrita Felipe, Dom Athanásios, Arquimandrita Kyrilos e Diácono Maurício)

(Seminarista Carlos Henrique e Paraeclesiástico Caio Fernando)


(momento da Primeira Eucaristia)


(Sua Beatitude Athanásios I com o ícone de São Judas Tadeu que recebeu da comissão paroquial)

(Padre Silva e Diácono Maurício)

(Paraeclesiástico Marivaldo, Seminarista Carlos Henrique e Paraeclesiástico Caio Fernando)

0 comentários: