26 de maio: dia de Santa Mariana

Tenho carinho e respeito por todos os santos. Hoje, porém, é o dia da minha santa mais especial, aquela a quem eu recorro nas horas difíceis, e que nunca me falhou: minha querida Santa Mariana.

Também conhecida como Santa Mariana de Paredes e Santa Mariana de Quito.
Nasceu em Quito em 31 de Outubro de 1618 .Filha de Don Girolando Flores Zenel de Paredes ,um nobre de Toledo e D. Mariana Cranobles de Xaramilo. Diz a tradição que o seu nascimento teria sido acompanhado de um fenômeno celestial incomum. Ela ficou órfã muito nova e foi criada pela irmã mais velha e seu cunhado. Mariana era um jovem piedosa com um forte devoção a Maria. Ela foi milagrosamente salva da morte várias vezes .
Atraída para a vida religiosa aos 10 anos fez os votos de pobreza, castidade e obediência. Ela inicialmente desejava ser uma freira Dominicana, mas em vez disto se tornou uma eremita na casa de sua irmã e sua vida mudou a tal ponto que exceto a para ir a igreja, não saia de casa. Dada a forte e severa austeridade ela pouco dormia, orava horas a noite, só comia 250 gramas de pão seco ao dia e as vezes ficava até oito dias sem comer nada, se alimentando somente da Eucaristia, a qual recebia diariamente, na Comunhão.
Entrava em êxtases e tinha o dom da profecia, via a distancia, lia mentes e corações, curava vários doentes apenas com o Sinal da Cruz ou com um pequeno respingo de água benta e pelo menos uma vez ela trouxe uma pessoa de volta a vida.
Durante os terremotos de 1645 e as enevitáveis epidemias em Quito ela publicamente em oração, se ofereceu como vitima para a cidade e morreu logo após. Imediatamente após sua morte nasceram lírios brancos de seu sangue e as epidemias desapareceram milagrosamente. A Republica do Equador a declarou oficialmente " heroina nacional".
Ela faleceu em 26 de maio de 1645 e foi beatificada em 10 de novembro de 1853 pelo Papa Pio IX e foi canonizada em 1950 pelo Papa Pio XII.
É padroeira dos órfãos e pessoas doentes e é a padroeira de Quito.


Muito obrigado por todas as graças Santa Mariana.

4 comentários:

  1. Santa Mariana, padroeira da Minha Comunidade, em Campo Grande - MS...Imensa Devoção!!

    ResponderExcluir
  2. É curioso: Resido em uma casa que tem uma mancha na parêde da cozinha; a forma é da imagem de um menininho; e uma peça de piso bem antigo e com defeito de fabrica, é a imagem do rosto de Jesus Cristo. Mais curioso ainda, fas uma semana que descobrí a imagem do piso no chão; e na mesma casa onde as moradoras antigas, uma era a garôta Mariana; e após elas sairem o morador se chamava José. E hoje a Mariana reside na Travessa Júbilo. Mas até tú Mariana?

    ResponderExcluir
  3. É curioso: Resido em uma casa que tem uma mancha na parêde da cozinha; a forma é da imagem de um menininho; e uma peça de piso bem antigo e com defeito de fabrica, é a imagem do rosto de Jesus Cristo. Mais curioso ainda, fas uma semana que descobrí a imagem do piso no chão; e na mesma casa onde as moradoras antigas, uma era a garôta Mariana; e após elas sairem o morador se chamava José. E hoje a Mariana reside na Travessa Júbilo. Mas até tú Mariana?

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito carinho por Santa Mariana, por causa do meu nome, vejo muita providencia de Deus, tendo santos com meu proprio nome...podendo me espelhar em tao grande vida de graça e de amor por Nosso Senhor...rogai por mim, rogai por nós!!!

    ResponderExcluir