A Vitória de Padre Felipe

É  com muita alegria que comunico o retorno de nosso amigo e eterno pároco, o Padre José Felipe Bastos.

Padre Felipe, que atuou em João Monlevade como Administrador Paroquial e Pároco na Matriz de São José Operário, no Centro Histórico, e na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Tanque, foi escurraçado das paróquias e de nossa cidade pelo Bispo Odilon, da Diocese Itabira / Fabriciano às vésperas da Semana Santa do ano passado, deixando a todos os milhares de fiéis que passaram a frequentar as suas paróquias totalmente desolados. Houve grande manifestação popular e cobrança de explicações à Diocese. O Bispo Odilon, se acovardou e enviou o Padre Chico Gerra a nossa cidade. Nenhuma explicação convincente, entretanto, nos foi dada pelo representande do Bispo, a não ser a de que o Padre, por pertencer a outra Diocese e a outro Rito, não mais poderia permanecer à frente das paróquias.

Sabemos todos nós, seus amigos e seguidores, que Padre Felipe nada fez de errado em João Monlevade à não ser preocupar – se com seus templos e com o seu rebanho. Restaurou os espaços físicos das paróquias e a fé. Encheu a casa do Pai novamente. Se negou a pousar para outdoors politiqueiros. Gerou ciúmes em outros Padres da cidade e incomodou a muitos. Padre Felipe, entretanto, foi vítima de toda espécie de calúnias e acusações.


Em toda a sua humildade, o Padre acatou o que lhe foi ordenado e saiu escurraçado e, não fugido de nossa cidade. Não por medo, não por ter feito algo de errado aqui, mas sim, porque um de seus votos foi o de OBEDIÊNCIA. Ele obedeceu para não quebrar o seu voto sacerdotal.

Padre Felipe, que atualmente reside em Matipó e pertence à Igreja Greco-Católica Melquita, uma igreja oriental particular que está em total comunhão com o Santo Padre o Papa, e com toda a Igreja Católica, obteve, do eparca, espécie de bispo nas igrejas orientais, Farès Maakaroun, que é o responsável pela Igreja Greco-Melquita no Brasil, autorização para erguer uma igreja em Matipó, onde ele preside suas missas.

O sacerdote recebeu um documento de seu Bispo o autorizando a celebrar em qualquer lugar, podendo então voltar a evangelizar em João Monlevade. As celebrações presididas por Pe. Felipe na cidade, ocorrerão, provavelmente uma vez ao mês, e não serão dentro da igreja matriz, mas sim em um local externo, que deverá ser no Âncora, casa de eventos que fica próxima à Matriz de São José Operário.

A data para a primeira celebração do Padre, aqui, em nossa cidade, ainda não está definida, mas certamente ocorrerá no mês de março.

Justa vitória de Padre Felipe, de seu rebanho e sobretudo de Deus. Toda a injustiça cometida contra o evangelizador caiu por terra. Mais uma vez, o amor de Cristo e a justiça divina mostraram que não tardam e nem falham.

Parabéns Padre Felipe. Estamos aguardando e preparando seu retorno com muito amor e com a certeza de que todo o nosso esforço valeu a pena.

Mais informações sobre o retorno de Padre Felipe, em breve, aqui no Visão Geral.

0 comentários: