Brasil mestiço, diversificado por natureza

 
 
O Brasil é um país mestiço por excelência.  A junção das três etnias que formaram o povo brasileiro fez da “terra de Vera Cruz” um dos grandes exemplos de valores e diversidades culturais.
 
A terra foi tomada em nome do rei. E o índio foi vencido e escravizado ao trabalho da lavoura.  Devido ao gigantismo da nova terra; foram importados das colônias africanas a “raça” nascida escrava: a “raça” negra. Aqui chegaram pessoas de todos os tipos, desde homens de confiança da coroa e até mesmo os aventureiros em busca de riquezas.
 
Os valores culturais brasileiros vem se mantendo desde os tempos da senzala, do batuque e da cabala. A junção das três “raças” e de suas culturas fez nascer a grande e tão rica diversidade cultural de nossa gente. O lamento do índio cativo mesclado ao canto de dor do negro escravo e às cantigas de saudosismo do branco colonizador, formaram o que hoje chamamos de música popular brasileira, tão diversificada em sua essência, mas, porém, mantendo a base que foi passada ao longo dos tempos de geração para geração.
 
A junção das três etnias deu origem, também, ao sincretismo religioso do povo brasileiro.  Católicos romanos e ortodoxos, umbandistas, espíritas e candomblecistas, dentre outros; regem o cenário religioso em nosso país. Comungar em igrejas católicas e bater cabeça em terreiros de umbanda e candomblé é absolutamente comum a este povo mestiço que traz as marcas de seus antepassados em seus valores culturais. Daí, a grande diversidade cultural que nos acomete.
 
As regiões brasileiras apresentam distintas peculiaridades culturais. Várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições, tais como a culinária, as danças e a vestimenta. A criatividade do brasileiro, unida à manutenção de valores transmitidos pelas gerações passadas faz com que ele se distinga dos demais povos e lhe garante um lugar de honra no processo  da evolução cultural.
 
Brasil mestiço, santuário da fé. Brasil do samba e do maracatu. Brasil do feijão tropeiro e da feijoada. Brasil do futebol e do carnaval. Brasil de índios, brancos e negros. Brasil de diversidades e tradições. Brasil, bonito por natureza.
 
* Este texto fez parte de um dos meus trabalhos acadêmicos na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)


0 comentários: