O calendário vem dizer que hoje é dia de louvar Clara Nunes, a maior cantora brasileira, que estaria completando mais um ano de vida




Clara mineira, Clara Portela, Clara bela.
A Guerreira volta do mundo encantado onde está... 
Abram alas que ela vem com muita força e muito axé,
como nos bons tempos.
Saravá mineira guerreira!
Saravá Clara Nunes!
Lá vem trovoada...

A história de Clara Nunes se confunde com a história da própria Música Popular Brasileira. Sua trajetória e sua obra, renderiam muitos livros sobre a história desse nosso Brasil, que Clara cantou e encantou com sua voz potente e afinada, na qual graves, agudos e médios eram idênticos em qualidade sonora.

Clara Nunes, não foi apenas a cantora que quebrou o tabú de que mulheres não vendiam discos. Clara Nunes não foi somente a cantora que mais se aproximava das cifras de vendagens do "rei" Roberto Carlos. Clara Nunes foi muito além de cifras de vendagens. Ela foi aonde nenhuma outra artista ousou chegar, marcando um lugar de destaque na MPB e no coração dos fãs que conquistou em todo o mundo. Foi fundo nas raízes de nossa canção e de nossa gente. Pesquisou, inovou, revitalizou o samba que andava a passos lentos, sem jamais aceitar o rótulo de sambista; e com toda razão - pois embora tenha sido e ainda seja a melhor cantora de samba da históra do cancioneiro popular, Clara era tudo, era demais, era música à flor da pele.

Clara cantou de tudo, encarou quase todos os rítimos. Passeou pelo Bolero, flertou na Jovem Guarda, redescobriu o Samba, foi Romântica, cantou o Folclóre de sua terra, desafiou governos, enfim, era uma cantora de possibilidades ilimitadas, não podendo jamais receber rótulo algúm. 

Sobre os rótulos, a cantora costumava dizer:

"Os que assim me rotulam, esquecem que eu já gravei Caetano, Chico, Vinícius, dentre outros... Também não aceito o rótulo de sambista, gosto de gravar o que é bom, que não precisa ser necessariamente samba."

"Eu só canto aquilo que é verdade, os compositores de verdade, então eu não posso me situar como sambista, eu sou uma cantora autêntica brasileira, e é isso que eu faço questão de ser."  

Hoje, Clara Nunes estaría completando 69 anos de vida. Se fossemos fazer valer a sua própria vontade, seriam comemorados 68 anos, pois Clara sempre afirmou ter nascido em 1943. O verdadeiro ano de nascimento de Clara, 1942, talvez tenha sido um dos segredos mais bem guardados da MPB, e só fora revelado 25 anos após sua morte, na biografía "Guerreira da Utopia", do jornalista Vágner Fernandes. Se aqui estivesse, duvido que Clara teria revelado este segredo. Coisa de mulher vaidosa, que sempre fora.

Clara nos deixou no dia 02 de abril de 1983, após sofrer um Choque Anafilático durante uma cirurgía de varízes, e passar 28 dias em coma profundo na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.

Mas sua idade e sua verdadeira data de nascimento não importam, pois, o que importa de fato é sua voz, sua arte e sua presença, eternas entre nós. Reina soberana e absoluta como a maior cantora brasileira de todos os tempos, que merecidamente o é; pela voz e conjunto da obra.

Para relembrar esta grande Diva, amigos falaram com exclusividade ao Visão Geral. Todos os entrevistados são meus amigos, e foram pessoas que contribuíram na vida e na carreira de Clara Nunes:

MÁRCIO GUIMA: é cator e compositor, além de sobrinho de Clara Nunes


-Quando se fala em Clara Nunes, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça?

Clara Nunes, para mim, além de uma grande artista da música brasileira que influênciou e ainda influencia a muitos outros, é sempre agradável lembrança e orgulho por tê - la como parente. Minha mãe, sua irmã, sempre nos falava de suas dificuldades no início da carreira em BH, e tinha nela também uma grande admiração por ter cumprido a promessa de cantora que acalentava desde criança. Sua obra é imortal, de extremo bom gosto e perfeita na escolha do repertório e dos compositores. Eu, particularmente, sou fã confesso de todas as fases de sua carreira.

-Esquecendo a artista, qual, ou quais são as suas maiores lembranças da sua tia Clara?

Nos Natais... Tia Clara, como sempre a chamei, vinha todo final de ano passar as férias, de uns 15 dias conosco, em Minas. Passava por BH, visitava a sua madrinha, que também foi minha madrina, a tia Gricélia Gonçalves, irmã de sua mãe, Amélia. Ficava em Caetanópolis para o Natal e encontrava - mos todos na casa da Dindinha, sua irmã. Era festa com direito a cantoría, folia de reis, pastorinhas...
Tia Clara não gostava de cantar suas músicas em roda de família, mas sim coisas da infância, como Ângela Maria, Dalva de Oliveira, serestas e valsas antigas.
Adorava esta época que não volta mais... Com o tempo todas as irmãs foram morrendo e hoje fica somente esta lembrança boa.

TONINHO NASCIMENTO: um dos maiores compositores brasileiros, que ao lado de Romildo Bastos compôs pérolas eternizadas na voz de Clara, como por exemplo, Conto de Areia, Vapor de São Francisco, Fuzuê, A Deusa dos Orixás, Senhora das Candeias, Menino Velho e Congada

-Quando alguém fala em Clara Nunes, o que lhe vem à cabeça?

A imagem dela cantando, trajendo seu vestido branco.

-Esquecendo a artista, quais as sua lembranças da Clara?

Eu não consigo dissociar a artista da pessoa.


PAULA BRAGA: é uma atriz carioca, integrante da consagrada "Gaiola Das Loucas", adaptada por Miguel Falabella e que viaja por todo o país e pelo exterior revivendo Clara Nunes.

-Quando se fala em Clara Nunes, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça?

Uma estrela!
Mas não no sentido que costumamos denominar os artistas em geral. Clara para mim é uma estrela no sentido de que era feita de luz e magia!
Um ser de brilho próprio; capaz por exemplo, de prender a atenção de uma criança de seis anos (era essa a idade que eu tinha quando a assisti pela primeira vez, cantando "Ê Baiana") para nunca mais sair de dentro do coração...
Uma estrela de fato!

-O que você sente quando se vê trasformada nesta grande artista e pisa em um palco para revivê - la?

Quando entro em cena e ouço a reação das pessoas, é como se numa mégica teatral, eu estivesse humildemente trazendo Clara de volta.
Clara é uma árvore. Sua arte vai da raíz ao fruto...
Sua voz tem cor, tem sabor!
Sentimeto à flor da pele... O cabelo, os olhos,a boca, as mãos... Tudo nela fala, tudo nela canta!
Dona de uma expressão facial explêndida e exuberante movimento cênico. Interpretar uma personagem como Clara Nunes é realmente um presente para qualquer artista. 
Tudo isso vem aliado à emoção de essa ser simplesmente a cantora da minha vida, a artista do meu coração!
Alguém pode imaginar como me sinto nestes grandes e inesquecíveis momentos?

ALGUNS MOMENTOS DA VIDA E CARREIRA DE CLARA NUNES:
SARAVÁ!

4 comentários:

  1. Tudo isso ainda é pouco para uma Grandeza incomensurável!
    Clara vai além das fronteiras do amor,do se dar.No seu pedestal de glória,uma artista talentosa que
    galgou a fama por sua garra e teve em sua cartilha de vida: a HUMILDADE!Era paciente e determinada.Chorava como uma criança e sorria como um anjo.O brilho de Clara está na autenticidade de seus sentimentos,suas aspirações,suas conquistas e na preocupação de ajudar sua familia,amigos e fazer o melhor para os seus fãs.
    Sua frase mais marcante:"Pra mim,Clara Nunes...O POVO É TUDO"!...e o povo rende seu amor eterno àquela que NÃO MORREU!...só desencantou!
    PARABÉNS,GUERREIRA!Esteja onde estiver,o nosso coração se enche de alegria e agradece a sua existência e o seu Legado de Cultura.
    SALVE CLARA!
    EPARREI OIÁ!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o show "Clara Mestiça" logo que estreiou, em janeiro de 1981. Mesmo passados trinta anos, parece que foi ontem.

    Tornei-me fã dela aos 9 anos de idade, em meados dos anos 70, quando ela estava ascendendo ao estrelato, do qual jamais saiu.

    Um estrela de raro brilho!


    Alex Acioli
    Macapá/AP

    ResponderExcluir
  3. O que mais me emocionou ao conhecer a vida da Clara foi à forma como ela foi superando as dificuldades...

    Foi uma cantora que quebrou preconceitos e é lembrança graças aos seus inúmeros fãs.

    ResponderExcluir
  4. Clara é uma fonte inesgotável.
    Eu me abasteço dela todos os dias.

    Dido Borges
    São Vicente Férrer - PE

    ResponderExcluir