Fim da greve dos professores em Minas Gerais

Terminou, na noite de hoje a greve dos professores estaduais em Minas Gerais. Após 112 dias de paralização, a classe aceitou a proposta da formação de uma comissão para a negociação.

A decisão foi tomada após votação em frente a Assembleia Legislativa e pôs fim à greve de fome de dois professores - a qual havia completado nove dias na terça -, ao acampamento de cerca de 300 educadores em frente à casa legislativa e ao protesto de 38 professores que se mantinham acorrentados. Os professores pediam o cumprimento da Lei Nacional do Piso, que determina o pagamento de R$ 1.187 de vencimento básico.

O acordo foi discutido em reunião com deputados, representantes do governo e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sind-Ute). Em seguida, a proposta foi colocada em votação. Em 8 de outubro, o comando de greve se reúne novamente para fazer uma avaliação das propostas negociadas. Eles retornam ao trabalho já nesta quinta-feira.

São muitos os prejuízos que esta longa, porém justa greve, acarretará na vida de professores e alunos, que terão de recuperar o tempo perdido. O governo estadual terá de encontrar, junto a diretores e funcionários, a fórmula mágica para recuperar tanto tempo de paralização.

Agora é aguardar os próximos capítulos.

Um comentário:

  1. tenho dó é dos alunos que saíram prejuducados com isso tudo. ainda bem que eu ja me formei.

    ResponderExcluir