Carmen Miranda: a eterna "Pequena Notável" da MPB


Uma pequena notável
Cantou muitos sambas
É motivo de carnaval
Pandeiro, camisa listrada
Tornou a baiana internacional

Seu nome corria chão
Na boca de toda gente
Nascida em Marco de Canaveses, Portugal, Maria do Carmo Miranda da Cunha, chegou ao Brasil com menos de 1 ano de idade, não retornando jamais à sua terra natal, e assumindo uma identidade absolutamente brasileira.

Carmen Miranda foi criada na Lapa carioca, que nas décadas de 1910 e 1920 era um caldeirão cultural de artistas, malandros e gente de todo tipo. Assimilando a estética, a linguagem e as novas sonoridades do lugar e da época, aprendeu as gírias e expressões das rodas boêmias, suas favoritas, e criou um personagem que seria uma representação do século 20.

Pioneira, foi a maior estrela do disco, do rádio, do cinema, dos teatros, da mídia, e dos cassinos brasileiros. Carmen levou a música, a cultura e a arte brasileira para os Estados Unidos e para o mundo. Foi a primeira artista multimídia brasileira. Única no movimento das mãos e quadris e no revirar dos olhos verdes, estilizou a baiana, com badulaques, a boca pintada de vermelho, sempre sorridente. Era imitada, amada e parodiada em todos os cantos do mundo. Mais tarde, viraria boneca de papel e desenho animado da Disney. Chegou a receber o mais alto salário pago a uma mulher nos Estados Unidos.

À frente de seu tempo, Carmen foi bastante namoradeira, casando - se mais tarde com David Sebastian. Protagonista de uma carreira meteórica, Carmen conseguiu uma projeção internacional como nenhuma outra artista do país. Primeiro na Argentina e outros países da América Latina e depois nos Estados Unidos, Europa e em todo o mundo. É até hoje a única latino-americana a gravar pés e mãos no cimento da calçada da fama de Los Angeles.

No cinema americano, teve a imagem atrelada à caricatura da mulher latina, ciumenta, irritada, de sotaque carregado e exagerado, o que era incentivado pelos produtores americanos, ainda que Carmen, na vida real, falasse inglês muito bem. Acusavam-na de acentuar os estereótipos do Brasil, de rebuscar os gestos, e principalmente de “americanizar-se”.

A esta acusação Carmen Miranda respondeu através da música "Disseram Que Voltei Americanizada"

Desde o início de sua carreira americana, Carmen fez uso de barbitúricos para poder dar conta de uma agenda extenuante. Adquiria as drogas com receitas médicas pois, na época, elas eram receitadas pelos médicos sem muitas preocupações com efeitos colaterais. Nos Estados Unidos, tornou-se dependente de vários outros remédios, tanto estimulantes quanto calmantes. Por ser também viciada em cigarro e beber muito álcool, o efeito das drogas foi potencializado. Por conta do uso cada vez mais frequente, Carmen desenvolveu uma série de sintomas característicos do uso de drogas, mas não percebia os efeitos devastadores, que foram erroneamente diagnosticados como estafa (cansaço) por médicos americanos.

Em 03 de dezembro de 1954, Carmen retornou ao Brasil após uma ausência de 14 anos viajando e fazendo shows pelo mundo, além de estar morando nos EUA. Ela continuava casada e sofrendo com o marido, cada vez mais alcoólatra e violento. Seu médico brasileiro constatou a dependência química e tentou desintoxicá-la. Ficou quatro meses internada em tratamento numa suíte do hotel Copacabana Palace. Carmen melhorou, embora não tenha abandonado completamente drogas, álcool e cigarro. Os exames realizados no Brasil não constataram alterações de frequência cardíaca. Aparentemente recuperada, retornou para os Estados Unidos em 04 de abril de 1955, iniciando imediatamente suas apresentações.

Massacrada por inúmeros compromissos de trabalho, por pílulas para dormir e para acordar, pela engrenagem de Hollywood, morreu, vítima de um Enfarte na madrugada de 5 de agosto de 1955, na sua mansão em Beverly Hills, após a gravação de um programa de televisão em Los Angeles. Tinha apenas 46 anos e não deixou filhos.

Carmen Miranda é até hoje reconhecida mundialmente como o símbolo da mulher latino - americana e a inventora dos sapatos plataforma, além de um dos mais importantes pilares da nossa MPB e da cultura brasileira.


Um comentário:

  1. Adorável Carmen!
    Varou as fronteiras estrangeiras levando o Brasil afora.
    Parabéns pela postagem.O seu Blog é muito completo e interessante.
    bjs

    ResponderExcluir