Nelson Cavaquinho 100 anos


QUANDO O TEMPO AVISAR
QUE EU NÃO POSSO MAIS CANTAR
SEI QUE VOU SENTIR SAUDADE
AO LADO DO MEU VIOLÃO
DA MINHA MOCIDADE

Hoje é dia de louvar Nelson Cavaquinho, este grande arquiteto da MPB, que estaría completando 100 anos neste 29 de outubro.

Compositor, cantor e cavaquinista, acabou, mais tarde, optando pelo violão desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita. Nelson dizia que o cavaquinho era muito pequeno, e por isso acabou trocando - o pelo violão.

Seu envolvimento com a música inicia-se na família. Seu pai, Brás Antônio da Silva, era músico da banda da Polícia Militar e seu tio Elvino tocava violino. Casou-se por volta dos seus 20 anos com Alice Ferreira Neves, com quem teria quatro filhos e na mesma época consegue, graças a seu pai, um trabalho na polícia fazendo rondas noturnas a cavalo. E foi assim, durante as rondas, que conheceu e passou a frequentar o morro da Mangueira, onde conheceu sambistas como Cartola e Carlos Cachaça.

Nelson foi gravado pelos maiores nomes de nossa MPB: Cyro Monteiro, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Elis Regina, Nara Leão, Beth Carvalho, dentre muitos outros.

 Deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos como "A Flor e o Espinho" e "Folhas Secas", ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente.

Suas canções eram feitas com extrema simplicidade e letras quase sempre remetendo a questões como o violão, mulheres, botequins e, principalmente, a morte, como em "Rugas", "Quando Eu me Chamar Saudade", "Luto", "Eu e as Flores" e "Juízo Final".
Com mais de 50 anos de idade, conheceria Durvalina, trinta anos mais moça do que ele, sua companheira pelo resto da vida. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

Nelson nutria um carinho especial por duas cantoras: Clara Nunes e Beth Carvalho, a quem deu seu  cavaquinho após a gravação de "Folhas Secas".

Clara Nunes canta Juízo Final


 

Beth Carvalho canta Folhas Secas

Um comentário:

  1. As duas "Musas" de Nelson.
    Clara Nunes teve a composição "Minha Festa"composta por ele especialmente para ela gravar.Porém,na voz da Madrinha do Samba,também ficou um primor!
    Um gênio do morro que cantou o amor e a dor.
    Salve Nelson,o Profeta dos Desenganos!

    ResponderExcluir