O Brasil se despede de Wando

"Não me pergunte o que faço da vida
Porque não sei
Não me pergunte a razão porque vivo
Também não sei
Não me pergunte se chove lá fora
Porque não sei
Não me pergunte se o vento está forte
Porque não sei.
Eu só sei que gosto dela
Ela é a paz que nasceu pra mim."
(Wando)



O cantor Wando morreu aos 66 anos na manhã desta quarta-feira (8) no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. Segundo o cardiologista particular, João Carlos de Souza Dionísio, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8h.

Em nota, médicos e familiares informaram que, a partir das 5h40, houve um súbito agravamento do quadro de saúde. O óbito aconteceu na presença da mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza. O cardiologista particular do cantor disse que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco.

No domingo (5), o cantor enviou um bilhete para os fãs. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. Ele lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital.

A Tragetória Do Artista:

Wanderley Alves dos Reis, mais conhecido por Wando, nasceu em Cajuri, em 02 de outubro de 1945. Se firmou como um cantor brega-romântico.

O apelido Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juíz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda, Rio de Janeiro, onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.

Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodruiges, que no ano de 1974 gravou “O Importante é Ser Fevereiro”.

“A Menina e o Poeta” foi gravada pelo "Rei"Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.

Famosos lamentam a morte de Wando:

Vários famosos comentaram e lamentaram a morte do artista, que foi o assunto mais mencionado no Twitter. Veja:

Astrid Fontenelle (apresentadora): “Wando!!! Agora você é Luz! O brega mais amado do Brasil. Seus shows em puteiros pelos interiores eram programaços!"
Fafá de Belém (cantora): "Morre Wando. Triste, muito triste. Voa em paz,querido amigo! Que os deuses da musica te recebam em coro!!!"
Carolina Dieckmann (atriz): “Você luz, é raio, estrela e luar. Wando Forever."
Solange Gomes (modelo): “Mamãe chorando a morte do Wando e lembrando da música que eu cantava quando criança: ‘Eu quero me enrolar nos seus cabelos...’"
Mulher Melancia (dançarina): “Descanse em paz Wando.”
Cássio Reis (ator): “Você é luz, é raio, estrela e luar.”
José de Abreu (ator): “Meu Iaiá, meu ioiô. Wando. O homem que elevou a calcinha e símbolo nacional.”
Lobão (cantor): “Nosso muito querido Wando morreu. Tristeza."
Mariana Belém (cantora): “Wando faleceu. Meus sentimentos à família e amigos. Descanse em paz, Wando.”
Rogério Flausino (cantor): “Wando Forever.”
Christine Fernandes (atriz): “Me suja de carmim. Me põe na boca o mel. Louca de amor. Me chama de céu.. Ouououou.”
Tom Cavalcante (humorista): “Descanse em Paz, Wando”.
Marcelo Tas (apresentador do "CQC"): "Qualidade preciosa do 'safadjinho' do Wando: humor! Homenageado merecidamente com chuva de calcinhas, sonho de todo homem."
Claudia Leitte (cantora): "O queridíssimo Wando descansou em paz e deixou muita saudade! Espero em Deus que sua linda família tenha força e conforto nesse momento."
Aguinaldo Silva (novelista): "Wando morreu. Que merda! Só so filhos da puta é que ficam ai, virando jacarés, e não morrem nunca! Estou de luto. E vou jogar todas as minhas calcinhas no mar em homenagem a Wando. Quereeedas minhas, façam o mesmo, que ele merece."
Luciano Huck (apresentador): "Sinto muitíssimo pelo Wando. Mando meu carinho a sua família. Gravei com ele no fim do ano em Angola. Era um gente fina."
Fernana Paes Leme (atriz): "Pena que Wando se foi... Minha solidariedade aos parentes, fãs e amigos! Um cara especial."
Rodrigo Scarpa (Vesgo do "Pânico"): "Poxa, o Wando se foi? Estou chateado! Meus pêsames a família do Cantor e aos fãs! Lembro quando era produtor do programa 'Filé Mion' na Jovem Pan, e o Marcos Mion faltou. Convidei o Wando pra apresentar um dia! Foi engraçado!"



0 comentários: