Resposta ao leitor Lucas Filipe

O leitor Lucas Filipe deixou seu comentário na matéria "Padre de Carneirinhos pressiona fiéis". Abaixo, o comentário do leitor e minha resposta a ele:

Lucas FilipeMar 18, 2012 08:59 AM
Caio, entrei em contato com a Comunidade Bom Pastor em Matipó, onde o padre Felipe está, perguntei se aquela comunidade é ligada à Igreja Católica Apostólica Romana, ou à igreja ortodoxa, a resposta que recebi, é que a comunidade pertence à Igreja Cathólica Apostólica Orthoxa de Rito Bizantino. Muitas Igrejas Ortodoxas, assim como a do padre Felipe, adotam o título de Católica como parte de seus nomes. Esse uso não indica alinhamento com a Igreja Católica Apostólica Romana sediada no Vaticano, e que tem como superior o Santo Padre o Papa.

Caio FernandoMar 18, 2012 03:07 PM
Lucas, a questão discutida aqui não é esta. O que se está sendo discutido é o fato de um determinado padre estar espalhando inverdades sobre o padre Felipe, sobre a instituição a qual ele pertence e ainda estar ameaçando colaboradores e fiéis que queiram usar de seu livre arbítrio e participarem das celebrações que padre Felipe irá realizar aqui em João Monlevade. Isto sim é um verdadeiro absurdo.

Quanto ao fato de a Igreja a qual pertence o padre Felipe ser Otodoxa, sim, ela o é, e todos sabem disso, inclusive eu que estou em sua equipe a na Comunidade Bom Pastor de João Monlevade. Pois bem, para você e quem mais não sabe, a Igreja Ortodoxa é tão católica quanto a Romana. No século XI, houve um rompimento com Roma, e que se deu devido aos desmandos e ao capricho do Papa daquela época, e por isso os Otodoxos passaram a não mais reconhecerem a autoridade do Papa, dizendo em termos populares.

Hoje, porém, elas já voltam a caminhar alinhadas. O papa João Paulo II começou a reforma das igrejas católicas, que está sendo continuada pelo papa Bento XVI. Segundo o papa Bento, hoje já há a reconciliação, e o dia em que ambas estarão totalmente unidas, está muito próximo de chegar. Inclusive, hoje, já não há mais por parte dos Ortodoxos o não reconhecimento da autoridade do Santo Padre, que vem participando de vários encontros com os mesmos. A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Rito Bizantino, caminha, hoje, em total comunhão com o papa e com o Vaticano.

No mais, grande Lucas Filipe, obrigado por sua participação aqui nete espaço, que é de todos.

Em Tempo:

Lucas, no dia 23 de março, sexta - feira próxima, o Padre Kyrilos, que pertece à Diocese de São Paulo, comandada pelo Bispo Dom Atanázio, e à qual também pertence o Padre Felipe, participará da celebração e Benção que será realizada aqui em João Monlevade, na casa de eventos Âncora pelo Padre Felipe.

Todos os exclarecimentos serão dados, e todas as dúvidas dos fiéis serão sanadas na ocasião pelo Padre Quirilos, que estará representando o Bispo Atanázio.

Convido a você, em especial, a participar da celebração e exclarecer todas as dúvisas que tenha. Na celebração, você poderá procurar a mim, ou a outra pessoa da Comissão, pois, já estamos autorizados a levar - lhe ao encontro do Padre Quirilos, para uma conversa individual, onde você poderá sanar suas dúvidas.

Convite feito. No mais, um grande abraço e obrigado pela participação.

6 comentários:

  1. Concordo em parte com você Caio. Bom, não sou nenhum estudioso de assuntos religiosos, mas procuro sempre me informar através de pesquisas. Realmente há por parte do Papa Bento XVI este desejo de reconciliação, que ocorre também por parte de alguns líderes ortodoxos, tanto que em 2007 as igrejas ortodoxas aceitaram reconhecer o Papa como "Primeiro Patriarca", mas isso não implica em dizer que eles estão em total comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. As igrejas ortodoxas por exemplo não reconhecem a validade dos sacramentos celebrados pela Igreja Católica.

    Com relação à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Rito Bizantino estar em comunhão com o Papa e com o Vaticano, eu não possuo informações que possam afirmar ou não isso.

    Enfim, acredito que tudo isso dará ainda "muito pano pra manga".

    ResponderExcluir
  2. Lucas, creio que não preciso lhe responder mais nada, afinal, você próprio já nos deu a resposta, quando disse que igrejas ortodoxas aceitaram reconhecer o Papa como "Primeiro Patriarca".

    Obrigado pelo cometário.

    ResponderExcluir
  3. Prezados bons jovens de João Monlevade -MG

    Paz e Bem!

    Bom ver que vocês são Jovens antenados e que amam a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e bom também ver que também vocês tiveram o privilégio de conhecerem um VERDADEIRO SACERDOTE DESTA MESMA IGREJA, refiro-me ao GRANDE, PIEDOSO E BOM, Pe. José Mauro Bastos, que desde sua ordenação sacerdotal recebeu do Bispo que lhe ordenara o nome de: PADRE FILIPE. Coisa muito comum em muitas Ordens e Congregações religiosas, também adotada desde os primórdios, pelos Bispos de Roma, quando são eleitos, para relembrarem talvez, a mudança de nome dada por Jesus ao Apóstolo Simão, que como Pedro irá alguns anos depois ser o 1º Bispo de Roma. As mudanças de nome na História Sagrada ou Bíblia, como queiram, tem uma significação tão profunda que por séculos muitas ordens religiosas mantiveram este costume.
    Bem! Mas aqui estou para alegrar-me com vocês por este excelente homem nascido em nossas Minas Gerais que serve a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, que como sabem tem 2 Ritos principais que se subdivirão depois, isto é: O RITO LATINO E O RITO ORIENTAL. Dentro do Rito Oriental temos um dos mais belos que é o Rito Bizantino e em todos os ritos do Oriente onde a Missa é chamada por todos como A DIVINA LITURGIA, sejam nas Igrejas Ortodoxas do Grande Cisma ou nas demais como a Bizantina que se manteve fiel a Roma, uma coisa salta aos olhos. Como os sacerdotes que mesmo não sendo orientais ou descendentes destes, primam pela beleza com o trato das Coisas Sagradas. É aqui que quero chegar pra falar deste zeloso cidadão que tive a honra de conhecer, quando de sua passagem pela Catedral Metropolitana de Belo Horizonte, como Vigário Paroquial. Período curto por certo, mas inesquecível. Quanta coisa deixou para nós este bom padre. Na Adoração que dirigia com as crianças, como conseguia transmitir à meninada, o valor da família e da oração. Como as Missas que ele presidia tocavam as pessoas (inesquecível a Missa do dia 12 de Outubro de 2010, bem como a que presidiu quando a Obra da Adoração Perpétua comemorou o 73º ano de sua instalação canônica em Belo Horizonte) e como as homilias eram ricas e belamente compreendidas, fruto da ligação que conseguia fazer, trazendo casos e causos, que se ligavam de alguma maneira como que o Autor Sagrado nos transmitia nos relatos bíblicos propostos para o determinado dia na Mesa da Palavra.Conduta esta que certamente aprendeu com o Mestre Jesus, pródigo em parábolas. Acompanhei com orações e com dor todo o sofrimento deste bom amigo. Um dia visitando 2 lugarejos do Município de Manhuaçu alegrei-me vendo como também ali o povo tinha experimentado Deus e sua Bondade, no convívio com este bom padre(Soledade e Dom Correa). Bons jovens ajudem este sacerdote bom e sofrido em sua caminhada em favor da Igreja de Cristo.
    Peço-lhes o obséquio de fazer chegar à ele a estima que lhe tem eu Raimundo e o Fábio. Sempre lembramos dele com saudade e em nossas orações ele nunca é esquecido e nas nossas conversas sempre fazemos referências ao mesmo. Porque saiu desta ou daquela paróquia, para nós não é o mais importante pois sabemos como padres como ele incomodam parte do clero. Fico extremamente feliz com as notícias aqui vistas pois pesquisando o nome dele no www.google.com, para saber notícias dele, encontro esta nota e este blog. Muitos falarão mal dele certamente, mas milhares, dele se lembram com estima, e no mais, um antigo chavão está aí pra nos lembrar: " OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA. "

    Que chegado o momento oportuno vocês 2 tenham...
    UMA FELIZ E SANTA PÁSCOA!
    Abraços!
    Raimundo Alves

    ResponderExcluir
  4. Raimundo, muito nos alegramos com o seu comentário, e pode ter certeza de que o mesmo será passado ao nosso querido amigo, o Padre Felipe, que tanto bem fez e voltará a fazer à nossa comunidade.
    De fato, o convívio com este verdadeiro pastor é algo engrandecedor ao nosso espírito cristão.
    Ficaremos muito felizes e honrados com sua presença em uma das futuras bençãos que serão realizadas aqui em João Monlevade, e que sempre serão anunciadas com antecedencia neste espaço.

    Um grande abraço e uma feliz e santa Páscoa ao Sr. e aos seus familiares.
    Caio Fernando

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Jornalista Caio Fernando

    Paz e Bem!

    Permita-me dirigir à sua pessoa para agradecer-lhe pelas gentis palavras acima postadas. São elas certamente frutos de primorosa educação recebida no seio de seu lar e fora dele. Conserve isso ao longo de sua vida e use desta importante arma para rebater as críticas que vislumbro irás receber, ou que talvez já as recebeste, mas de Heráclito nos vem uma importante frase: "OS OLHOS SÃO MELHORES TESTEMUNHAS QUE OS OUVIDOS". Não ouvimos falar bem do Pe. Filipe(Felipe), nossos olhos o viram e em os tendo visto, aí sim! o ouvimos, nisto está a diferença.
    Grato pelo convite que certamente quando houver possibilidade aceitarei de bom grado.
    Parabenizo-vos por tão bom trabalho jornalístico neste blog, não somente por enxergares melhor o venerando sacerdote e assim abrir-lhe espaço, mas por todas as matérias aqui postadas.

    Que tua caminhada seja fecunda e que teu trabalho seja gratificante...

    Sempre seu amigo.
    Raimundo Alves

    ResponderExcluir
  6. Meu já amigo Raimundo, paz e bem.

    Sou eu quem lhe agradece por todas as belas palavras e pelo incentivo dado a mim. Certamente as críticas por defender um BOM PASTOR estão vindo sim, como você bem pode ver por aqui. Essas críticas, porém, não me abalam em nada, pois conheço o padre Felipe, sei de sua índole e de seu único desejo, que é O DE EVANGELIZAr.

    O nosso amigo e evangelizador, sofrido e perseguido, está, como sempre, nos ajudando e orientando através de sua calma e humildade de sempre. Por parte dele, NÃO FOI PROFERIDA UMA SÓ PALAVRA DE OFENSA AOS PADRES E ÀS PESSOAS QUE O ATACAM. No alto de sua sapiência, o padre Felipe apenas nos pediu que rezássemos a Oração da Unidade.

    Todos nós da Comunidade Bom Pastor de João Monlevade lhe desejamos muita paz e ansiamos conhecê - lo.

    Que Deus nos guie sempre.

    Abraços do amigo,
    Caio Fernando

    ResponderExcluir