O "coitadinho" do Prandini



"Brasileiro adora coitadinho. Pode ser coitadinho social, intelectual, tanto faz. Sendo coitadinho, leva. Porque brasileiro é muito vaidoso e não há melhor exercício de vaidade no mundo do que ajudar um coitadinho ou sentir compaixão por ele. Aí sim, o vaidoso demonstra todo seu poder e superioridade. A mente nem traz pra consciência, pra não estragar a brincadeira, mas quanto mais o outro for coitadinho mais superior o ego se sente."
(Rosana Hermann)

Daí, nasce o culto aos coitadinhos, porque o coitado comove. O coitadinho é só um vaidoso que aguarda ancioso a oportunidade de ser um tirano. O coitadinho acha que o mundo está em débito com ele e, portanto, tem o direito de reivindicar o que bem entender.

Devemos todos, ter medo dos coitadinhos profissionais. Não dos coitados de fato, os miseráveis, os injustiçados, mas desse outro que descrevo.
Esse coitadinho será o primeiro a puxar o tapete de quem lhe ofereceu o ombro. Porque o coitadinho tem ódio de receber esmolas e migalhas. Ele nutre um ódio mortal por todas as testemunhas de sua condição de momento.

Não vejo com bons olhos quando um político passa da imagem de perseguido para a de coitadinho. Em João Monlevade, a imagem de "coitadinho" do prefeito Gustavo Prandini parece estar ficando cada vez mais em voga. Até em missas o prefeito tem sido chamado de coitado, como registrado por Eliane Araújo em seu blog.

 "...quem esteve à missa da igreja Sagrado Coração de Jesus, deparou com algo inusitado. Antes do início da celebração, como o de costume, foram lidas as intenções para a missa, dentre elas estava: Por intenção do anjo de guarda de Gustavo Henrique Prandini de Assis. Lógico que todas as pessoas ali presentes se mantiveram em silêncio, acatando solidariamente ao pedido. Mas não é que alguém comentou alto: “Nossa! Coitado do prefeito! Está apelando até para o anjo de guarda"!"
(fonte: Eliane Araújo em cutucadas.blogspot.com)

A coisa não para por aí. Hoje, lendo o blog do Thiago Moreira, lá estava mais uma vez a imagem de "coitadinho" do Prandini. Dessa vez, na visão da vereadora e presidente do PT de João Monlevade, Dulcinéia Caldeira.

"Ontem, na Câmara, a vereadora e presidenta do PT local, Dulcineia Caldeira, disse que "antes Prandini era criticado e agora se tornou um "coitadinho"."
(fonte: Thiago Moreira em piolhodecobra.blogspot.com)

Esses são apenas pequenos exemplos de como algúmas pessoas vem transformando a imagem do prefeito e de sua administração, que nada tem de perseguidos e muito menos de vítimas, na de "coitadinhos".

Não podemos confundir incompetência administrativa com perseguição. Não podemos colocar como vítima um governo que não cumpriu praticamente nada do que prometeu no plano de governo que o elegeu. Não podemos acusar a imprensa, aos servidores públicos e ao povo, de estarem perseguindo o prefeito e seu governo, uma vez que a cidade está cada dia mais feia e suja.  As encostas que desmoronaram há 4 meses atrás, não passaram até agora, por nenhúma avaliação e manutenção. O mato cresce a olhos vistos, assim como os buracos nas principais ruas e avenidas. Não podemos chamar de "coitadinho" alguém que podería ter feito muito, mas que quase nada fez.

Cuidado, portanto, para não passarem o atual governo do algóz que é para a nossa cidade e seu povo, ao papél de vítima e coitadinho. Isso é muito perigoso.

0 comentários: