Gui Borduqui, um mago na arte de cozinhar

10 de maio é o dia dedicado ao cozinheiro, e para homenagear a esses profissionáis que nos deixam com água na boca, vou falar um pouco de um amigo, o Gastronomista Guilherme Borduqui, um grande profissional na arte de cozinhar.


''É no saboroso universo da cozinha, que minha mente chega ao mais alto patamar da criatividade, cozinhar não é apenas saber ou fazer, cozinhar é um DOM."
(Gui Borduqui)


Guilherme Lopes Borduqui Cavalcante nasceu em Engenheiro Beltrão, Paraná. Desde pequeno gostava de ajudar na cozinha, e bem cedo, com apenas 12 anos,  já preparava algúns pratos, que sempre chamaram a atenção pela beleza e sabor.
Aos 16 anos, Gui tomou a decisão que marcaria a sua vida profissional. Decidiu que faria o curso superior de Gastronomía. A princípio, seus pais, Gefferson e Andra, não gostaram muito da idéia, pois achavam que não sería uma profissão muito rentável. Gui, no entanto, não desanimou e foi atrás de seu sonho.

Deixou a pequena cidade parasnaense e foi cursar Gastronomía em Natal, Rio Grande do Norte. Enfrentou muitos desafíos, afinal, estava muito longe de casa e da família. Teve que se virar, mas, todos os obstáculos valiam a pena, afinal, estava buscando a realização de um grande sonho, que era o de levar cor, beleza e sabor à vida das pessoas.
Um dos maiores prazeres do Gui sempre foi o de cozinhar para a família e para os amigos. Gosta muito de ousar, sempre inventando pratos novos e chiques, além de muito saborosos. Os pratos preparados pelo jovem Chef são verdadeiras poesias para os olhos.
Vivendo hoje em Campo Mourão, uma cidade paranaense com cerca de 87.287 habitantes, sendo sede da maior cooperativa do Brasil e a terceira maior do mundo, e de outras empresas de grande porte, Gui é instrutor  do Senac há álgúns anos, sendo muito bem sucedido em sua profissão.
(alunos de Gui Borduque durante aula no Senac)

Guilherme Borduqui, Chef, consultor e professor, um jovem apaixonado pelo glamour gastronômico, faz de sua vida um reduto de sabores. Segundo ele, a Gastronomia é a mais bela e fascinante arte que o homem já criou.

Gui é um grande profissional, que tem como uma de suas maiores qualidades o amor pelo ofício. Além do Chef maravilhoso, é também um grande e querido amigo, que mesmo estando distante, está sempre presente, às vezes, até mais do que pessoas que estão bem próximas fisicamente. Parabéns pelo seu dia Gui, você merece muito sucesso meu amigo. Sorte sempre, na carreira e na vida.

Abaixo algúmas fotos do Gui e das verdadeiras obras de arte que ele cozinha:


(com o irmão e meu também amigo William Borduqui)


(Cestinha de parmesão com bolinhos de tilapia)

 (Batatas Ao Murro)

(Bolo de damasco, pêssego e coco queimado)

(Mix de folhas crocantes e salmão, ao molho de tangerina)

(totinha com creme de cidra e mousse de chocolate)

0 comentários: