Clara Nunes 70 anos

"Clara mineira, que é Clara esperança.  Clara que vibra no canto da vida. Clara que é raça, que é filha de santo e de santa guerreira.  Na força dos ventos, dos mares,  dos raios, é Clara que volta  ao mundo encantado de onde surgiu. E na constelação dos orixás surge entoando seu canto de vida uma nova guerreira,  uma nova Iansã. Eparrei!”
 (Bibi Ferreira)


“Sucesso.  É muito bom. É ótimo ter sucesso.  O difícil do sucesso é saber como lhe dar com ele, e saber como e onde ficam os pés no chão, se não ele pode ser uma grande armadilha.”
(Clara Nunes)


Emoção à flor da pele, voz forte e marcante, aparencia de deusa. Assim era Clara Nunes, a mulher determinada e guerreira, nascida em Paraopeba, interior das Minas Gerais, em 12 de agosto de 1942. Clara, a maior cantora já nascida no Brasil. A única cantora a conseguir caminhar com a mesma qualidade de interpretação por todos os gêneros absolutamente brasileiros que a música lhe oferecia. Clara, uma das mais amadas e respeitadas artistas que nosso o país já teve, chegaría hoje aos 70 anos de idade e, certamente, estaría com a mesma garra e graciosidade que manteve durante toda a sua passagem pela vida terrena.


"Eu sou uma operária da MPB"
(Clara Nunes)



Clara Nunes foi realmente uma operária da nossa música popular brasileira. Dedicou toda a sua vida ao ofício. Era inquieta. Buscava sempre o novo, sem jamáis esquecer- se do tradicional. Revolucionou a MPB, enterrando de vez as velhas "bossas" já agonizantes. À partir de Clara, música passou a ser chamada de trabalho. Foi ela a pioneira no resgate de compositores como Cartola e Nelson Cavaquinho. Lançou muita gente. Foi a primeira cantora a vender mais de 100 mil cópias, quebrando o tabú de que mulher não vendia discos. Abriu definitivamente o caminho para as mulheres alcançarem o sucesso. Foi, também, a primeira cantora a comprar seu próprio Teatro, que recebeu seu nome. Abriu as portas do "Teatro Clara Nunes" pra muitos artistas se apresentarem. Sediou e lá fundou o Comitê Pela Paz Na América Latina. Apresentou- se pelo mundo inteiro, sempre com enorme sucesso. Foi sempre recordista de vendas, tendo seus discos lançados em 7 países e, sendo a única cantora a ter uma data fixa para seus lançamentos.


Clara Nunes foi um verdadeiro furacão dentro de nosso cenário artístico. Era perfeita em tudo o que fazia, fosse teatro, televisão ou nos palcos daqui, e do mundo. Possuía uma afinação perfeita. Sua voz era a chamada voz perfeita, na qual os graves, agudos e médios eram idênticos em qualidade sonora.

Clara foi além da estrela. Foi onde nunhúma outra artista se atreveu a chegar. Conquistou o amor e a idolatría do público. Despertou paixões em vida que se multiplicaram após sua partida. Clara Nunes, pode- se dizer, que é uma das poucas artistas a nível mundial, que não morreu para o seu público, apenas se encantou. Foi, e ainda é, a artista mais homenageada do Brasil. Nenhúm outro artista brasileiro recebeu tantas homanagens ao longo da história quanto Clara Nunes.

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, a Clara Nunes, lutou e venceu. Se tornou a rainha da MPB, a deusa dos orixás. Sua força, seu talento, seus pés no chão, suas pulseiras e adornos, servem de inspiração para uma legião de artistas que vem chegando por aí. Merece, portanto, todas as homenagens e todo o respeito dos brasileiros nas comemorações de seus 70 anos de nascimento. Clara agora é imortal.

Clara Nunes, o mito!






2 comentários:

  1. Parabéns,Caio!
    Seu blog tem prestado belas homenagens a Clara
    Nosso abraço
    www.claranunesvozdeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide, é o mínimo que posso fazer por uma artista que deu e ainda da tanta alegría ao povo brasileiro. Clara é única, imortal. Agradeço o seu carinho de sempre e parabenizo pelo lindo trabalho e pela dedicação junto ao Márcio à frente do blog oficial da família.

      Excluir