Bartolomeu I irá com celebrar Missa de posse do Papa Francisco

O PATRIARCA DE CONSTANTINOPLA IRÁ COM CELEBRAR A MISSA DE POSSE DO NOVO PAPA FRANCISCO: Algo nunca visto desde o cisma de 1054 

(Sua Santidade Bartolomeu I - Patriarca Ecumênico da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa)


Mais um fato histórico, e talvez o mais importante deles, marca o Pontificado de Francisco. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, estará presente na missa de posse do novo Papa. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do próprio Patriarcado. 

Segundo informações, o líder da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa foi convidado para com celebrar a missa de posse do novo Papa da igreja Católica Apostólica Romana e teria aceitado de bom grado ao convite. É a primeira vez que isso acontece desde o cisma de 1054, quando houve a separação entre as Igrejas de Roma e de Constantinopla, e é um sinal importante rumo à tão desejada unidade dos cristãos católicos. 

Bartolomeu I já celebrou várias vezes junto ao Papa João Paulo II e ao Papa Emérito Bento XVI, porém, desde o cisma, os Católicos Ortodoxos não mais participaram ativamente nas celebrações de posse dos Papas Romanos. O desejo de unificação, no entanto, é antigo e vem sendo discutido desde o Pontificado de João Paulo II, tendo avançado fortemente com Bento XVI e sendo sua definitiva conclusão, uma das principais metas do Pontificado de Sua Santidade, o Papa Francisco.

Em mensagem  de felicitação enviada ao novo Papa, o Patriarca Bartolomeu I, também deixa claro  o seu desejo de ver os dois pulmões da Igreja Católica Apostólica respirando novamente no mesmo peito. Na mensagem o Patriarca diz ao Papa que "seu serviço à Sé de Pedro contribua para a paz no mundo, o consolo dos pobres e dos que sofrem, bem como ao progresso do diálogo em favor da união das duas Igrejas".


(Papa João Paulo II e Patriarca Ecumênico Bartolomeu I)


O Patriarca ecumênico estará acompanhado pelo metropolita de Pérgamo, Ioannis Zizioulas, co-presidente da Comissão mista pela unidade entre católicos e ortodoxos; Tarassion, metropolita ortodoxo da Argentina; e Gennadios, metropolita da Itália. De Moscou deverá vir uma delegação, provavelmente liderada pelo matropolita Hillarion, chefe do departamento das Relações exteriores do patriarcado de Moscou.

Laços de amizade com Bento XVI



(Bartolomeu I e Bento XVI celebrando juntos)


Bartolomeu I teve uma relação estreita com Bento XVI, a quem recebeu durante a sua estadia em Estambul.

Ainda que o Patriarca de Constantinopla pastoreia apenas alguns milhares de Greco-ortodoxos na cidade de Bósforo, tem uma grande influência como líder honorífico nas igrejas ortodoxas de tradição grega e eslava. Seu gesto de estar em Roma derruba um muro simbólico de distanciamento que tem quase mil anos.

Bento XVI pediu aos católicos ortodoxos que eles mesmos dessem sugestões sobre como expressar o primado de Pedro em termos aceitáveis para eles, inspirando-se no estilo da Igreja do primeiro milênio.

0 comentários: