Papa Francisco recebe delegação ortodoxa e convida a diálogo sem medo

Ecumenismo

Francisco diz que a unidade entre cristãos é uma URGÊNCIA

(Delegação Católica Apostólica Ortodoxa, representando Sua Santidade Bartolomeu I, em reunião hoje, no Vaticano)

Cidade do Vaticano, 28 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano uma delegação do Patriarcado de Constantinopla (Igreja Católica Apostólica Ortodoxa) e convidou os cristãos a assumirem a “urgência” da unidade entre si, num diálogo sem medo.

“Não devemos ter medo do encontro e do verdadeiro diálogo”, disse Francisco, durante a audiência à delegação ecuménica, que está em Roma para participar na solenidade de São Pedro e São Paulo, que se celebra anualmente a 29 de junho.

Segundo o Papa, a busca da unidade entre cristão é “uma urgência à qual, hoje mais do que nunca,” ninguém pode fugir.

“No nosso mundo com fome e sede de verdade, de amor, de esperança, de paz e de unidade, é importante para o nosso próprio testemunho poder anunciar finalmente a uma só voz a alegre notícia do Evangelho e celebrar juntos os divinos mistérios da nova vida em Cristo”, declarou.

Falando da unidade como um “dom de Deus”, Francisco destacou a importância do diálogo teológico entre católicos romanos e católicos ortodoxos, atualmente centrado na relação entre “primado e sinodalidade na vida da Igreja”.

“É significativo que hoje se chegue a refletir em conjunto, na verdade e na caridade, sobre estas temáticas, partindo do que temos em comum, sem esconder aquilo que ainda nos separa”, sustentou.

O Papa elogiou, por exemplo, o sentido de colegialidade episcopal que é “típico das Igrejas ortodoxas”, e disse que não está em causa um “minimalismo teológico”, mas o “aprofundamento da única verdade que Cristo ofereceu à sua Igreja”.

A delegação do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (atual Istambul, Turquia), está em Roma até sábado, no âmbito do tradicional intercâmbio por ocasião das festas anuais dos santos padroeiros: 29 de junho em Roma, para a celebração dos santos apóstolos Pedro e Paulo; 30 de novembro em Istambul, para a celebração de Santo André, apóstolo, irmão de Pedro.

(Suas Santidades o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I, na ocasião da entronização do novo Pontífice)


A Delegação do Patriarcado Ecumênico, representando o Patriarca Bartolomeu I, é liderada pelo Metropolita de Pérgamo Ioannis (Zizioulas), vice-presidente da Comissão mista internacional para o Diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, acompanhado do Bispo de Sinope Athenagoras (Peckstadt), assistente do Metropolita da Bélgica; e do Arquimandrita Pe. Prodromos Xenakis, vice-secretário do Santo Sínodo Eparquial da Igreja de Creta.

Para além do encontro com o Papa, a Delegação do Patriarcado terá colóquios com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. 

0 comentários: