Velha Guarda da Portela, o berço do samba

"Corri pra ver
Pra ver quem era
Chegando lá, era a Portela
O povo cantando assim
Oh, oh, oh, oh
a majestade do samba
Chegou, chegou."

(Fonte: google.com)

Não há quem não se emocione ao ver a mais tradicional Velha Guarda do carnaval carioca entrar na avenida: a Velha Guarda da Portela, agremiação que completou 90 anos em 2013 e que é uma das mais antigas e tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, além de ser a maior detentora de títulos de campeã dos desfiles na cidade maravilhosa.

Formada por antigos integrantes da escola de samba, a Velha Guarda estreou em disco no ano de 1970, com produção de Paulinho da Viola. O disco foi batizado com o nome "Portela Passado de Glória". O conjunto original da Velha Guarda era composto por Ventura, Aniceto, Alberto Lonato, Francisco Santana, Antônio Rufino dos Reis, Mijinha, Manacéa, Alvaiade, Alcides Dias Lopes, Armando Santos e Antônio Caetano. Com o sucesso do disco, o grupo passou a se apresentar em shows, realizando um resgate de antigos sambas e sambistas que de outra forma estariam esquecidos.

Os cantores Paulinho da Viola e Clara Nunes foram escolhidos os padrinhos da Velha Guarda da Portela, ala pela qual sempre se dedicaram e nutriram enorme carinho. Um dos momentos mais duros vividos pela Velha Guarda foi receber sua madrinha, aos 39 anos de idade e no auge do sucesso, num sábado de aleluia de céu cinzento para ser velada por 50 mil pessoas. Aquele 02 de abril de 1983 foi um dos piores dias já vividos na quadra da Portela. Clara recebeu de seus afilhados o título de eterna madrinha e uma música em sua homenagem.


(Fonte: youtube - canal grandesflashs - todos os direitos reservados à Sra. Sandra Rodrigues)

A formação do grupo varia, pois, a maioria dos integrantes são idosos. Afinal, para ingressar na Velha Guarda é preciso "ter passado". E a maioria dos integrantes da Velha Guarda da Portela tem um passado de glórias. 

Os shows da Velha Guarda contam com participações de cantores ilustres, como Beth Carvalho, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Marisa Monte, atualmente uma das maiores divulgadoras do trabalho do grupo. 

Em 2000, Marisa Monte e a Velha Guarda lançaram o CD "Tudo Azul", que contém "Portela Desde que Eu Nasci" (Monarco), "Vai Saudade" (Candeia/ Davi do Pandeiro), "Corri pra Ver" (Chico Santana/ Monarco/ Casquinha) e outras. 

Uma Velha Guarda que contou e ainda conta com Jair do Cavaquinho, Guaracy, Monarco, Casquinha, Cabelinho, Argemiro, Davi do Pandeiro, Casemiro, Serginho Procópio e as pastoras, Áurea Maria, Surica, Doca e Eunice em seu elenco é um verdadeiro seleiro de bambas.

O berço do samba com toda a certeza está em Madureira. E é embalado pelos monstros sagrados da Velha Guarda da Portela, guardiões das legítimas raízes de nosso gênero musical maior. 

(Fonte: google. com)
Salve a Velha Guarda da Portela!


(Fonte: youtube)

0 comentários: