Obrigado, Padre Ricardo!


"Pai, meu pai do céu, meu pai do céu

Eu quase me esqueci, me esqueci

Que o seu amor vela por mim, vela por mim
Que seja feito assim"


É certo que vamos à igreja não por causa de padre, mas sim para buscar à Deus. O condutor de nossa fé, no entanto, faz toda a diferença nessa busca. Padre Ricardo Caricati é, sem dúvidas, diferenciado nesse aspecto.

Passei uma temporada servindo em outra paróquia e cumprindo uma missão, talvez divina, com São Judas Tadeu. Mesmo afastado das atividades da paróquia na qual eu fui criado, nunca deixei de admirar o trabalho e a fé de Padre Ricardo. Após ter cumprido essa missão e ver que era chegado o momento de retornar em definitivo para as paróquias das quais eu nunca deveria ter me afastado - as de São José Operário e Nossa Senhora de Fátima, fui recebido de braços abertos pelo Padre Ricardo e por toda a equipe e ministérios paroquiais.

Nessa caminhada, Padre Ricardo me deixou grandes e valiosos ensinamentos. Com ele consegui entender muito do que antes me era misterioso. Através dele e de seus ensinamentos, meu imenso amor à Virgem Maria só fez aumentar e, me orgulho profundamente de minha Consagração e de carregar sempre comigo a medalha que me marca como Filho de Maria. Padre Ricardo nos fez ver que igreja é sim lugar de jovens, e que há espaço para todos aqueles que querem servir verdadeiramente a Deus. Deu vida nova as nossas já agonizantes paróquias, que passaram longos anos sobre o comando de padres que, embora tivessem um enorme coração e boa vontade, já não tinham mais saúde e disposição para atenderem os clamores do povo de Deus das comunidades por eles atendidas. Padre Ricardo foi, para nós, tudo o que sempre esperamos de um verdadeiro bom pastor. Despertou a fé e levou para a igreja até mesmo aqueles que não possuíam esse hábito.

Hoje, nosso coração está triste com a sua transferência para a vizinha Rio Piracicaba, embora fique a tranquilidade e a certeza de que está nos deixando de cabeça erguida, sem deixar nenhuma dívida ou mancha dentro de nossas paróquias. Sai com a mesma honradez com a qual assumiu, num momento de muita turbulência e incertezas. Padre Ricardo nos deixa o orgulho de termos trabalhado com ele e a felicidade de sabermos que outros irmãos terão a oportunidade de vivenciarem as experiencias de fé que aqui tivemos durante sua estada. Fica a certeza e a fé de que este não será um adeus, mas sim um até breve. 

Desejamos boa sorte ao Padre Jorge e esperamos, sinceramente, que ele venha com a disposição e consciência de que temos paróquias vivas e ativas. Esperamos que atenda aos nossos clamores e que dê continuidade a todos os projetos e Ministérios que hoje atuam, sobretudo na Matriz São José Operário e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Que ele se adapte à realidade que hoje existe e que não queremos perder.

P.S. Padre Ricardo, muito obrigado por tudo e tenha a certeza de que sempre estaremos juntos na minha Rio Piracicaba, terra da minha família materna. Assim como eu, tenho certeza que todos estarão, sempre que possível, prestigiando suas celebrações. Sorte e salve Maria!

0 comentários: