40 anos sem um gigante da música: Jim Morrison

Se exponha a seu medo mais profundo; depois disso, o medo não tem mais força, e o medo da liberdade encolhe e desaparece. Você está livre.


Há exatos 40 anos a música perdia um de seus maiores gênios, morria o cantor, compositor e poeta norte - americano Jim Morrison, vocalista da banda de rock The Doors.

Morrison foi um revolucionário. Quebrou preceitos e venceu preconceitos. Mostrou ao mundo a arte da liberdade.  Tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos e sensações diferentes.

Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos prazeres, aparecendo embriagado para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços em "Five to one").

Jim Morrison foi tudo muito. Foi um exagerado na arte e na vida. Provou que música, estudo, inteligência e bom gosto podem e devem caminhar juntos. Foi a voz de uma juventude e, o é até os dias de hoje.

 Morreu em Paris, no dia 03 de julho de 1971, na banheira, aos 27 anos de idade. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pam, sua namorada de toda a vida fazia-o (morreu de overdose em 1973) e é sabido que nesse Verão correu Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar. Outra hipótese seria um assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano. Morrison foi referido como sendo o nº 4 a morrer misteriosamente, tendo sido os três primeiros Jimi  Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones (todos mortos com 27 anos). O relatório oficial diz que foi "ataque de coração" a causa da sua morte. Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaisee em Paris. Devido a atos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outra necrópole.

Jim Morrison: eternamente jovem, eternamente atual e eternamente entre nós, amantes de uma boa música.

Um comentário: