Paulo Gracindo: o eterno Bem Amado completaria 100 anos

O ator Paulo Gracindo, o eterno prefeito Odorico Paraguaçu, da novela O Bem Amado, completaria 100 anos de vida neste sábado, 16 de julho.

 A novela "O Bem Amado", de Dias Gomes, foi marcante, não só na carreira do artista, como também para a TV brasileira. Isso porque foi a primeira produção brasileira em cores.

O ator ainda participou de trabalhos marcantes como "Gabriela" (1975), "O Casarão" (1976) e a série "O Bem Amado" (1980-1984) baseado na telenovela de mesmo nome. Nos cinemas, Paulo Gracindo não foi tão atuante, mas era um dos mais requisitados por diretores do cinema novo. Chegou a fazer parte do filme "Terra em Transe", do cultuado Glauber Rocha.

No teatro, seu maior sucesso foi o espetáculo "Brasileiro Profissão Esperança", que protagonizou ao lado de uma das maiores divas da MPB de todos os tempos: Clara Nunes, falecida prematuramanete em 1983, aos 39 anos. A peça retratava a vida e a obra de Antônio Maria e Dolores Duran. Com textos de Paulo Pontes e direção de Bibi Ferreira,  ficou por mais de oito meses em cartaz no Canecão do Rio de Janeiro. Sucesso de crítica e de público, resultou em um dos mais belos discos de MPB.

(com a diva Clara Nunes nos bastidores do Brasileiro Profissão Esperança - foto tirada e sedida por Sandra Rodrigues)
Sua última participação na TV foi no especial "O Besouro e Rosa" em 1995. Neste mesmo ano, no dia 04 de setembro, Gracindo morria, aos 84 anos vítima de um câncer de próstata. Em 2009, o astro teve sua vida contada através do documentário "Paulo Gracindo - O Bem Amado".

Paulo Gracindo é considerado por muitos críticos o maior ator brasileiro, um monstro sagrado da arte de interpretar, e realmente o foi.

0 comentários: