Piaf: Um Hino Ao Amor


Não! Eu não lamento nada...
Nem o bem que me fizeram
Nem o mal - isso tudo me é igual
Está pago, varrido, esquecido
Não me importa o passado!

Com minhas lembranças
Acendi o fogo
Minhas mágoas, meus prazeres
Não preciso mais deles!

Varridos os amores
E todos os seus "tremolos"
Varridos para sempre
Recomeço do zero

Edith Piaf é, sem dúvidas a dona de uma das maiores vozes que a França e o mundo já escutaram. Suas interpretações refletem o sofrimento de toda uma vida.

Edith Giovanna Gassion nasceu em Paris, no dia 19 de dezembro de 1915. Filha de uma cantora e de um malabarista de rua, a menina passou por vários problemas familiares, sendo criada, durante um bom tempo em um cabaré, pela avó paterna, que era a Cafetina da casa de prostituição.

Ficou  cega dos três aos sete anos de idade, devido a uma Queratite. Edhith só se curou após ser levada pelas prostitutas para orar no túmulo de Santa Terezinha, de quem foi devota por toda a vida.

Aos 18 anos, teve sua única filha, Marcelle, fruto de seu relacionamento com o entregador Louis Dupont. Edith, tinha dificuldades em criar a filha e conciliar com a cantoría na rua, deixando - a para trás. Marcelle foi criada pelo pai, mas em 07 de julho de 1935, a menina morreu aos 2 anos de idade, vítima da meningite.

Edith foi descoberta por Louis Leplée, em 1935, quando cantava na rua. Foi ele quem a lançou e a batizou de "La Môme Piaf", expresão francesa que significa "pequeno pardal". Seu primeiro disco foi então lançado, com imenso sucesso.

No dia 06 de abril de 1936, Leplée é assassinado, e Môme Piaf é interrogada e acusada de cúmplice, uma vez que os assassinos eram pessoas que tiveram ligações em um passado próximo com a cantora. Piaf, porém, fora inocentada da morte daquele que foi seu grande amigo.

Em 1937, retoma contato com Raymond Asso, que muda seu nome para Edith Piaf e ensina -lhe a ser uma grande estrela.


Daí em diante a vida artística de Edith Piaf foi marcada pelo enorme sucesso, mas sobretudo, por muito sofrimento. Se relacionou com muitos homens, mas o grande amor de sua vida foi o pugilista Marcel Cerdan, um homem casado, com quem Piaf teve um caso de dois anos. Campeão Mundial de Boxe, Marcel morreu num aciddente de avião em 1949, num vôo de París para Nova York, onde iria reencontrar Piaf.

A morte de Marcel abalou ainda mais a saúde de Piaf, que devido a uma Poliartrite Aguda sofria terríveis dores. À partir daí, a cantora passa a se aplicar doses cada vez maiores de Morfina, no itúito de aliviar o sofrimento.

Piaf ainda se casaria por mais outras duas vezes, sem jamais esquecer - se de Marcel. Construíu uma das carreiras mais sólidas da história da música mundial, com sucesso absoluto em todas as partes.

Edith Piaf morreu no dia 10 de outubro de 1963, aos 47 anos e com a saúde bastante abalada pelos excessos, pela Morfina e por toda uma vida de sofrimentos.
Após repetir inúmeras vezes os nomes de sua filha Marcelle e de seu grande amor Marcel, Edih entrou em coma, e morreu de hemorragía interna, sem um grito, sem uma palavra.



Edith Piaf, é até hoje lembrada como um dos mostros sagrados da canção mundial.

Vale a pena assistir ao filme "Piaf - Um Hino Ao Amor" '




0 comentários: