Cinomose deixa donos de cães em estado de alerta

Parece que uma epidemía de Cinomose atinge João Monlevade. São inúmeros os relatos de amigos e conhecidos que estão passando por este grave problema com seus cães. A doença é extremamente grave, e na maioría das vezes o cão vai a óbito. Fatores como a falta de higiêne e cuidados por parte dos proprietários, e principalmente  o descaso das autoridades municipais com as centenas de cachorros abandonados pelas ruas da cidade, vem contribuíndo, e muito, para a proliferação da doença.

Na sexta - feira, perdemos a Sandy, cadela da raça pequinês, de 12 anos de idade  que pertencia à minha cunhada e que era o xodó da casa do meu irmão. Criada com todos os cuidados e vacinas e sendo que quase nunca saía na rua, Sandy contraíu a terrível doença.

Sandy foi acompanhada desde o início da doença por seu médico veterinário, mas, devido a idade e à gravidade da doença e por não estar respondendo ao tratamento, a cachorrinha teve de ser sacrificada. Com certeza foi uma decisão muito difícil para meu irmão e minha cunhada, mas foi, sobretudo, uma decisão de extremo amor ,tamanho o sofrimento da Sandy, uma vez que a doença já lhe havia afetado o sistema neurológico.

Embora muito grave, a Cinomose tem prevenção através de vacinas. Caso o cão contraia a doença, se tratada desde o início dos sintomas, pode sim ter cura, dependendo do estado de saúde e da idade do cão.

Uma vez que meus sobrinhos estão sempre aqui em casa, eu não perdi tempo e, mesmo o meu Snoop estando com todas as suas vacinas em dia, o levei a uma consulta com o Dr. Eduardo Pinto Coelho, seu médico veterinário desde o seu nascimento, há um ano. Após a consulta, e após se constatar que o Snoop, cão da raça Beagle, não apresentava nenhum sintoma da doença, Eduardo aplicou - lhe uma dose extra da vacina, e dentro de 20 dias será aplicada outra dose. No mais, terei que  observá - lo, e ao sinal de qualquer sintoma, levá - lo novamente para a Clínica.

Diz o ditado, que o cachorro é o melhor amigo do homem. Sendo assim, só nos resta retribuir toda esta amizade com amor e cuidado.
Não deixe de vacinar seu mascote contra a Cinomose. Você não vai querer ver o sofrimento e os estragos que esta doença provoca!

Abaixo, o link onde você poderá encontrar mais informações sobre esta terrível doença:


Aqui, o meu melhor amigo canino, o Snoop:

Recomendo: Dr. Eduardo Pinto Coelho -  Drogaría Veterinária - 3852 3939

0 comentários: