O carnaval chegou...



Amigos, o carnaval chegou... até que enfim! O Visão Geral entra em recesso até o dia 23/02 desejando a todos um ótimo carnaval.

Aproveitem bastante, curtam cada minuto da festa, com juízo e responsabilidade. Vale sempre lembrar para não misturarem álccol e direção. Não se esqueçam da camisinha.

Meus irmãos dos "Insaciéveis" e do "Clube Dos Canalhas", desejo a vocês um ótimo carnaval. Este ano estarei em Mariana, saindo um pouco da rotina do nosso sempre excelente Carnaprata, em São Domingos do Prata, mas nossos mantos sagrados estarão comigo por lá, representando nossa amizade e nossos grupos.

Amigos leitores, desejo - lhes também o melhor carnaval possível.

Sorte à minha Portela querida...

"Corri pra ver
Pra ver quem era
Chegando lá
Era a Portela
O povo cantando assim
Oh, oh, oh, oh
A majestade do samba
Chegou, chegou"
A minha Portela vem trazendo as festas da Bahia para a avenida. Como mestre de cerimônias, conduzindo o enredo da Escola, a cantora e eterna madrinha da Velha Guarda da agremiação carioca, a mineira Clara Nunes, falecida 1983. Clara, uma das maiores cantoras brasileira de todos os tempos, faleceu em 02 de abril de 1983, aos 39 anos, vítima de um erro médico. A cantora sofreu um Choque Anafilático durante uma cirurgía de varizes, e faleceu após 28 dias em coma profundo. Embora fosse mineira, Clara Nunes criou um elo afetivo com a Bahia, que sempre esteve presente em sua obra.

Na avenida, Clara Nunes será representada pela cantora Vanessa da Mata, que usará uma réplica de um vestido que Clara usou em um dos seus últimos ensaios na quadra da Escola de Samba. Vanessa tem Clara como uma de suas maiores referências dentro da MPB.

Muita sorte e muito axé a minha Portela, aos meus amigos, Tia Surica (da Velha Guarda) e Toninho Nascimento (um dos maiores compositores brasileiros e um dos autores do samba enredo da Portela neste ano).

(Clara Nunes em seu último desfile, em 1983. poucos dias antes da operação que resultou em sua morte. Na foto a cantora aparece ao lado de seu maquiador pessoal, Guilherme Pereira)

Samba Enredo 2012

E o povo na rua cantando, é feito uma reza, um ritual...

Meu rei
Senhor do Bonfim alumia
Os caminhos da Portela
Que eu guardo no meu patuá
Eu vim com a proteção dos meus guias
Com Clara Guerreira à Bahia
Cheguei, eu cheguei pra festejar
Deixa levar, nos altares e terreiros
Tem jarro com água de cheiro
Vou jogar flores no mar
No mar
Procissão dos navegantes
Eu também sou almirante
De nossa Senhora Iemanjá
Vou no gongá
Bater tambor
Rezo no altar
Levo o andor
Vem chegando os batuqueiros
Desce a ladeira meu amor
Que a patuscada começou
Eu vim pra rua
Que o samba de roda chegou
Iaiá
De saia rendada em cetim
Bota o tempero na festa
Oi, tem abará e quindim
Portela cheia de encantos
Acolhe a bahia em seu canto
De festas, rezas, rituais
Vestido de azul e branco
Eu venho estender o nosso manto
Aos meus santos do samba que são Orixás
Madureira sobe o Pelô... Tem capoeira
Na batida do tambor... Samba ioiô
Rola o toque de olodum... Lá na Ribeira
A Bahia me chamou

0 comentários: