Mamonas Assassinas: 16 anos de saudade


"Ainda ontem fazíamos traquinagens. Éramos levados.
Ainda ontem éramos fascinados pela irreverência de uma banda.
Uma banda que era a nossa cara.
Levados e traquinos como nós.
Ainda ontem cantarolávamos suas canções.
Ainda ontem, eles estavam entre nós. Ainda ontem...
Mas gente, já fazem 16 anos, e os Mamonas Assassinas
ainda são o HOJE!"
                                                           Caio Fernando Leite


O tempo é mesmo pó na estrada da vida. Quando fecho os olhos, ainda vejo, como se fosse ontem, os Mamonas Assassinas brilhando nos palcos, na TV e nos corações do povo brasileiro.

Hoje completa - se 16 anos de ausência de Dinho, Bento, Júlio, Sérgio e Samuel. Ainda hoje, me lembro nitidamente daquela manhã de 02 de março de 1996, quando a minha mãe me acordou dizendo que os Mamonas Assassinas haviam morrido. Quando recebi a notícia, pensei que um dos integrantes havia morrido, e pra minha surpresa, ela me disse, aterrorizada, que não era apenas um deles, mas sim todos eles.

As lágrimas me desciam à face, afinal, havia perdido meus maiores ídolos. A banda que eu mais gostava havia partido, assim, tão derepente quanto aparecera. Eu não podia acreditar no que estava vendo na televisão. Era tudo assustador demais. Como assim os Mamonas Assassinas? Porque eles que nos dão tanta alegría? Eu, assim como todas as outras crianças e adolescentes não compreendia e nem aceitava que eles tivessem nos deixado. Não éramos apenas nós. Os adultos e até mesmo os velhos, também sofreram a perda de uma das mais criativas, debochadas e irreverentes bandas da história de nosso país. O sofrimento não era apenas pelo fim trágico de uma banda. O sofrimento ia muito além. Era a perda de 5 jovens que tinham uma vida inteira pela frente. A queda daquele avião levava 5 jovens alegres, humildes e carismáticos, que venceram pelo talento. Era como se tivéssemos perdendo membros de nossas próprias famílias. O Brasil parou, se chocou, chorou...

A verdade é que o tempo não da trégoas. O tempo passa voando e nem nos damos conta. A única coisa de que me dou conta neste momento, é que mesmo tendo se passado 16 anos, os meus ídolos continuam vivos em minha memória. Acredito eu, que na memória de todo o povo brasileiro. Isto me devolve uma alegría que nos foi ensinada por esses 5 jovens da banda Mamonas Assassinas.

Suas canções se eternizaram, e ainda hoje nos alegram, como se fosse ontem...





0 comentários: