Ângela Maria, a Sapoti da MPB

"Eu viajei o mundo inteiro e não encontrei
  inspiração para fazer uma canção.
  Até que um dia nessa terra vim parar,
e seus encantos eu agora vou cantar.
Brasil, eis o dono da beleza,
da mais linda natureza, que me deu inspiração."


Abelin Maria da Cunha nasceu em Coceição de Macabu em 13 de maio de 1928. Adotou Ângela Maria como nome artístico, e figura no cenário musical como uma das mais importantes cantoras brasileiras, além de fonte de inspiração de toda uma geração de intérpretes que vieram depois dela.

Começou cantando em coro de Igreja Batista. Enquanto trabalhava numa fábrica de lâmpadas, participava, às escondidas, de programas de calouros. Adotou o nome de Ângela Maria para não ser identificada pela família. Como ganhava todos os concursos, foi cantar no famoso Dancing Avenida e depois na rádio Mayrink Veiga. Em 1951 gravou o primeiro disco. Veio assim o sucesso que sempre a acompanhou. Atuou em cinema, no longa-metragem Portugal, Minha Saudade (1973).

Ângela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.

O sucesso que hoje a consagra como uma das poucas intérpretes, não veio facilmente. O processo foi gradual partindo dos shows de calouros, cronner, rádios, até adquirir prestígio internacional com diversas turnês pela Europa, Estados Unidos, América Central e África.

Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, mas Volte, Garota Solitária, Falhaste coração, Canto paraguaio, A noite e a despedida, Gente humilde, Lábios de mel, etc.

Considerando-se uma cantora de todos, Ângela  guarda um carinho especial pelo público brasileiro inclusive os jovens que sempre a fascinou, pelo respeito e admiração às suas interpretações, os sambas-canções e os boleros sempre presentes com a força de seu apelo emocional.

Ângela Maria é um dos nomes mais respeitados no meio artístico. Cantoras como Clara Nunes (1943 - 1983) e Elis Regina (1945 - 1982) sempre a citaram como uma de suas maiores fontes de inspiração. Clara, desde o início da carreira, dizia que queria ser uma mistura de Ângela Maria, Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira. Já Elis, sempre afirmou imitar a Sapoti em suas apresentações.

"Eu realmente devo ter descoberto que podia ser cantora a Ângela Maria. Eu comecei a minha carreira de cantora imitando descaradamente a Ângela Maria, e é com extrema felicidade que eu confesso isso a vocês. Até hoje, em certos momentos das minhas apresentações, eu saco na minha voz, a voz da Ângela Maria, e tenho um profundo orgulho disso, e a Ângela Maria é, pra mim, a maior cantora que o Brasil já teve."
(Elis Regina)

Em 1994 foi Homenageada pela Escola de Samba Paulistana Rosas de Ouro, que com o Enredo Sapoti a Rosas de Ouro foi consagrada Campeã do Carnaval de São Paulo em 94.

Em 1996, foi contratada pela gravadora Sony Music e lançou o CD Amigos, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso, Alcione, Fafá de Belém, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan, atual Claro Hall (Rio de Janeiro), e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias.

Com uma voz privilegiada, um repertório inesquecível e uma coerência em tudo que faz até hoje, Ângela Maria, a estrela da Música Popular Brasileira, nasceu para ficar na história. De uma simplicidade invejável, leva a vida que canta em suas músicas com todo o vigor de sua voz.

Mas esta é a Ângela Maria dos palcos que, no cotidiano, transforma-se numa verdadeira rainha do lar. Com toda a doçura de uma Sapoti, dedica-se completamente à educação dos filhos, cuida das plantas e dos animais, resguardando ao máximo seu cantinho ao convívio de seu parceiro e dos amigos sinceros.

Ângela Maria nunca poderia ter obtido tamanho sucesso cantando paródias ou mesmo músicas que não conseguisse sentir profundamente. Seu estilo é simples e natural como seu trabalho que não se perdeu com o tempo, está é a prova de uma consagração com 111 Lps gravados, tornando-a recordista mundial em gravações. Contratada pela gravadora Sony Music do Brasil, lançou seu 112º Lps com participações especiais dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. ANGELA, prepara um novo projeto para este ano, aumentando para 114 o número de discos gravados, vem mais uma vez provar sua consagração e reafirmar que realmente é a maior cantora de todos os tempos, cada vez mais reconhecida pelo grande público que se renova a cada ano.

São 84 anos de vida e  mais de 60 anos de uma sólida carreira, cujo talento, integridade e amor pelo ofício são as bases fundamentais. A cantora segue na ativa, fazendo shows, preparando discos e presenteando - nos com sua voz. 

Ângela Maria, a Sapoti da MPB, orgulho brasileiro, patrimônio nacional.


0 comentários: