Comentário do leitor Raimundo Alves sobre "Padre Felipe reúne uma multidão de fiéis"


Prezado Caio Fernando, parabéns pelas belas fotos aqui postadas. Vislumbra-se ao vê-las quão bom deve ter sido a Missa aí Presidida. Acertadamente escreves Divina Liturgia, pois é assim que as Igrejas do Rito Oriental intitulam a celebração da Eucaristia. Um padre certa vez disse sobre as contendas religiosas ou grandes cismas da Igreja de Jesus Cristo, que ao se dividirem, assim foram repartidas as heranças:

" A Igreja Protestante ficou com a Bíblia, a Igreja do Rito Latino(Católica Apostólica Romana) ficou com os sacramentos e a Igreja do Rito Oriental(Católica Apostólica Ortodoxa)ficou com a beleza litúrgica." Guardadas as devidas considerações o nosso bom Pe. Filipe navega tranquilo nas 3 áreas. Como bom Homiliasta trás ao ouvido da assembléia um rico conhecimento bíblico e doutrinário, sendo também um exegeta de primeira grandeza; nas suas lidas enquanto padre, no Rito Latino valorizou sobremaneira os Sacramentos e Sacramentais da Igreja e com primazia um que muitos padres fogem dele - o Sacramento da Confissão(não o tivessem expulsado teríamos um outro Cura D'Ars) e no retorno ao Rito Oriental da Igreja, que pode parecer dividida mas não o é pois no Credo Niceno-Constantinopolitano assim professamos: Igreja Una Santa Católica e Apostólica. Ele se abriga na mesma Igreja de Cristo que nós do Rito Latino.

Livre agora portanto das amarras e ciúmes do Clero local ele poderá levar à gente boa, cristã e piedosa das nossas Minas Gerais a beleza litúrgica que as grandes Sedes Patriarcais do Oriente conservam desde os primórdios.

Livre da Teologia da Libertação que campeia e atrapalha muitas paróquias católicas acho eu que o nosso bom amigo poderá sim desenvolver um papel verdadeiramente libertador dando ao povo cristão aquilo que buscam e necessitam. Não buscam nas igrejas um líder sindical, mas um sacerdote que, in persona Christi capitis, os auxilie nas agruras do dia-a-dia, nas dores da alma e também nos momentos de felicidades. Lembro aqui um fato interessante: Pe. Filipe já tinha presidido algumas Missas e iria presidir outra, a das 19h e 30min e estava portanto cansado e veio uma moça na Catedral no intervalo após ele ter presidido a Missa das 18:00h procurando um padre pra ungir o pai que estava para morrer, quem atendeu o pedido desta moça? O padre não tendo quem o substituisse disse que terminada a missa iria ao Pronto Socorro e que a mesma ficasse tranquila que o pai não morreria antes de receber a Unção dos Enfermos. Prometeu e cumpriu, terminada a Missa rumaram os dois ao Pronto Socorro João XXIII. portanto bom povo de João Monlevade e arredores, tratem com bondade alguém que como padre só quer uma coisa - SER PADRE.

Sempre que vou a um Congresso Eucarístico muito me edifico com as Missas das Igrejas Orientais(leia-se Divina Liturgia) e agora temos essa riqueza bem próxima à nós, não é?
Tratemos de valorizar quem nos quer bem. Paulo plantou, Apolo regou, mas é Deus quem faz crescer.

Sr. colunista parabéns por colocares ao lado do servo sofredor, mas agora baixemos nossas armas e tratemos de dar tranquilidade ao padre para que o trabalho seja feito com unção e destemor e mesmo porque a constituição brasileira garante liberdade de culto.

Sempre buscando e encontrando Boas Novas em seu Blog despeço-me...
Atenciosamente!

Raimundo Alves
(ex sacristão do padre Felipe na Catedral da Boa Viagem em Belo Horizonte)

0 comentários: