Clara Nunes, por eles...

"É Clara sereia
Que navega noutro mar
Vagueia
Pela noite, pelo ar
Me incendeia
Porque o fogo de cantar
Não se apaga"
(Clara, música de Francis Hime)



“Sempre fui apaixonado pela voz de Clara. O que mais me impressionou foi o dia em que a conheci: voz e aparência, uma união perfeita. Nunca tinha visto nada igual. Ela era uma pessoa maravilhosa, expressiva”. "Falar de Clara é muito fácil. Ela era maravilhosa! Fiz "Morena De Angola" e "Novo Amor" para ela. Fomos para Angola na mesma turnê e ela arrasou." "Clara era a apoteose". (Chico Buarque de Hollanda - cantor e compositor)

“Suas roupas brancas, semelhante à Iemanjá. Ela transmitia paz”. "Clara é uma das minhas cantoras preferidas. Seu timbre é muito legal, parece voz de mãe embalando agente. É uma referência importante na MPB". (Marisa Monte - cantora e compositora)

“Ela sempre foi diferente. Já chegava arrebentando. Chegava, chegando. Clara não tinha com que se preocupar, era sucesso garantido. Tinha luz própria”. (Nana Caymmi - cantora)

"Clara Nunes canta com a força de uma tempestade tropical ,com seu jeito de deusa" (Ziraldo)
"Clara foi a pessoa mais solidária que conheci. Ela morreu sem dívida. Sempre temos dívidas com amigos: não fomos ali, deixamos de fazer aquele gesto. não falamos aquela palavra...Ela não, morreu quite com todo mundo." (Artur da Távola - jornalista)


"Clara era extremamente doce e carinhosa. Gosto infinitamente dela, mas, no Brasil as pessoas morrem e desaparecem. O brasileiro esquece até de sua própria desgraça". (Paulo Gracindo - ator)

"Clara Nunes era, ao meu ver, uma cantora de possibilidades ilimitadas." (Sivuca - músico e compositor)

"Clara era alegría demais! Contagiava o recinto com aquele sorriso espontâneo. Sempre foi muito carinhosa e sincera com agente. Não é à toa que é, até hoje, nossa madrinha. Era muito colada com a Elizeth, não saia da casa do Candeia e adorava Cartola". (Monarco - compositor e membro da Velha Guarda da Portela, a escola de coração pela qual Clara desfilava todos os anos)

"Às vezes a gente estava aqui em casa, naquela mesmice de sempre quando chegava ela, já levantando o astral de todo mundo, rindo, fazendo brincadeiras e animando o ambiente... Lá da porta ela já ia festejando: "E ai meu compadre, como é que estamos? Vamos animar isso aqui! "". (João Nogueira - cantor e compositor)

"Claridade no palco era coisa muito séria. Ela crescia uns 10 metros e parecía uma entidade, tamanha a luz que passava. Era muito apegada aos amigos e tomava as dores de todo mundo. Ai de alguém que mexesse com um amigo seu". (Alcione - cantora e uma das melhores amigas de Clara Nunes)

"Clara é uma das maiores vozes do Brasil de todos os tempos. Tinha a chamada voz perfeita, na qual os graves, agudos e médios são idênticos em qualidade. Cantava com uma naturalidade divina, era um passarinho que não lembra quando aprendeu a cantar. Era um veículo de expressão da música na medida exata - o sonho de todo compositor". (Bibi Ferreira - atriz, cantora e diretora teatral, que dirigiu Clara em diversos espetáculos e se tornou uma de suas maiores amigas)

"Se Clara, Elis e Elizeth estivessem vivas, o panorama musical seria outro. Estaríam ai lançando gente nova, revisitando antigos compositores, enfim, fazendo trabalhos com categoría e classe. Três pilares de uma estrutura que era esteio para o resto". (Paulo César Pinheiro - compositor, escritor e poeta, além de viúvo de Clara Nunes)

Amanhã, o Visão Geral traz um dos muitos artigos que o jornalista e cronista Artur da Távola escreveu sobre Clara Nunes. Aguardem!

2 comentários:

  1. Olá,

    Encontrei esta postagem enquanto procurava conteúdos relacionados à Clara Nunes. Muito interessante! A Clara Nunes era uma ótima cantora.

    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, há muitas outras publicações sobre a Clara aqui no blog. Agora em agosto, quando ela completaría 70 anos, dediquei toda a semana a ela. Cada dia foi abordada uma passagem de sua vida e carreira.
      Obrigado pela visita e volte sempre. Caso precisa de ajuda para encontrar algo, pode me falar, sou pesquisador de Clara Nunes e possuo um vasto material.
      Abraços

      Caio Fernando leite

      Excluir