Colégio Kennedy rende tributo a Luiz Gonzaga em sua Feira de arte e cultura

"Sua figura já é lendária. Rei do cangaço. Soberano de uma tribo. Guerreiro ativo de uma raça. Sei lá o que. Muitos tem sido seus seguidores, mas, até hoje, ninguém conseguiu tal sensibilidade de interpretação. Com ele todo brasileiro se torna, antes de tudo, um nordestino. O nosso poeta: Luiz Gonzaga"
 

(Clara Nunes, em 1978, no espetáculo Sabor Bem Brasil)
 


O mestre Lua, que com sua sanfona branca, lenço na mão e chapéu de couro cantava as dores e as riquezas do povo nordestino é o grande homenageado da Feira de Cultura e Arte do Colégio e Faculdade Kennedy neste ano em que completaría 100 anos de vida.

Filho de Januário, pai de Gonzaguinha ou simplesmente Luiz Gonzaga. Nasceu em 13 de dezembro de 1912 lá em Exú, à 700km do Recife, numa casa de barro batido. Nesse dia uma velha cigana olhou para o menino e sentenciou: Que menino forte e bonito, mas, ele será do mundo, vai andar tanto por cima e por baixo que criará ferida nos pés. A velha cigana acertou sua previsão. Luiz Gonzaga pegou sua sanfona, vestiu seu gibão e ganhou mundo em um pau – de - arara. Inventou o Baião. Se tornou rei. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.
 

Em mais de 50 anos de carreira e 200 discos gravados, Luiz Gonzaga, o rei do Baião, criou alguns dos maiores clássicos do cancioneiro popular e ajudou a quebrar o preconceito contra a música regional. Levava tão a sério sua realeza que se via na obrigação de trabalhar e cuidar dos seus súditos através de um impecável jeito de escrever suas poesias. Retratava um Nordeste sem máscaras. O apresentava como ele realmente o é. Não fazia rodeios. Não usava de meias palavras.

Morreu em 02 de agosto de 1989 vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha "persona non grata" em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.

Luiz Gonzaga era Maçon, tendo sido iniciado na Loja Paranapuan, na Ilha do Governador em 03 de abril de 1971, e por isso recebeu todas as honras reservadas aos membros da ordem em seu funaral.

A Semana de arte e cultura do Colégio Kennedy acontece entre os dias 29 de setembro a 05 de outubro. A Feira com apresentações artísticas e exposições enaltecendo o centenário do artísta será aberta ao público. A programação completa será divulgada em breve aqui no Visão Geral. Aguardem!


0 comentários: