Para Janis e Mercedes



Quis o destino que duas das mais poderosas vozes femininas do mundo, partissem para o além no mesmo dia 04 de outubro. Janis Joplin e Mercedes Sosa. Donas de um estilo próprio, reinam no cenário musical até os dias de hoje. Janis partiu em 1970, aos 27 anos, já Mercedes, morreu em 2009, aos 74 anos. A cantora argentina teve mais tempo para consagrar sua obra e se firmar como a eterna "Voz Da América Latina". Mercedes Sosa, além de grande cantora, foi um exemplo de luta contra os desamandos dos governos ditatoriais em toda a América do Sul, sobretudo, em sua Argentina. Sosa foi destaque, há algúns meses, do Cartaz Musical do nosso blog. Abaixo o link do artigo:

http://minhavisaogeral.blogspot.com.br/2012/05/amanha-mercedes-sosa-no-cartaz-musical.html

 
Janis Joplin, uma tempestade musical
 
 

Janis Lyn Joplin nasceu em Port Arthur em 19 de Janeiro de 1943. Janis Joplin é considerada a "Rainha do Rock and Roll", além de ser a maior cantora de rock dos anos 60 e a maior cantora de blues e soul da sua geração.
 
Janis cresceu ouvindo os maiores nomes do Blues, tendo como base e grandes influências artistas do porte de Bessie Smith, Leadbelly,  Big Mama Thornton e Billie Holliday.
 
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat. Mudou-se do Texas para San Francisco em 1963. Morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época, seu vício em drogas se acentuou consideravelmente, e a cantora passou a fazer uso, também, de heroína. Janis, que sempre bebeu muito em toda a sua carreira, preferia era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a arruinar sua saúde.
 
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior. Janis Joplin reinou absoluta no famoso Festival de Woodstock, em 1969, levando uma multidão de meio milhão de jovens ao delírio.

 

As últimas gravações que Janis fez foram Mercedes Benz e Happy Trails, sendo a última feita como um presente de aniversário para John Lennon que faria aniversário em 9 de outubro, em entrevista, Lennon contou que a fita chegou em sua casa após a morte de Janis.
 
Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel. Foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".
 
Como era época de carnaval, tentou participar de um desfile de escola de samba, porém teve acesso negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie. Janis teve uma breve relação amorosa com o rockeiro brasileiro Serguei.
 
 
No dia 3 de outubro de 1970, Janis visitou o estúdio Sunset Sound Recorders em Los Angeles, Califórnia, para ouvir o instrumental da música de Nick Gravenite, Buried Alive in the Blues, a gravação dos vocais estava agendada para o dia seguinte, pela noite ela foi para o hotel, no dia das gravações (4 de outubro) não apareceu no estúdio, então John Cooke (empresário da banda) foi até o hotel, onde a encontrou morta, vítima de overdose de heroína possívelmente combinada com efeitos do alcool. Sua morte ocorreu quando tinha apenas 27 anos.
 
Seu corpo foi cremado no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia, e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte, e o filme The Rose, com Bette Midler, baseou-se em sua vida.
 
Janis Joplin, apesar de haver gravado apenas 4 álbúns em sua curta carreira, é lembrada e aclamada até os dias de hoje como a maior voz que o mundo já ouviu.
 
"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã."
(Janis Joplin)

0 comentários: