O Patriarca Bartolomeu I fala sobre a renúncia do Papa

"Nós ortodoxos iremos sempre honrá-lo como querido e fiel amigo da nossa Igreja e fiel servidor da causa sagrada da união de todos."

(o Papa Bento XVI e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I)

“Com tristeza recebemos a notícia da decisão de Sua Santidade o Papa Bento XVI de renunciar a Sé de Roma, já que poderia, com a sua sabedoria e experiência, fazer ainda muito para a Igreja e para o mundo.

O Papa Bento XVI deixa uma marca indelével na vida e na história da Igreja Católica, não só com o seu breve pontificado, mas também graças à sua grande contribuição como teólogo e máximo sacerdote da Igreja, e do seu reconhecimento a nível mundial. Sobre os seus escritos se falará por muito tempo, pois testemunham o seu profundo conhecimento teológico, o conhecimento dos Pais da Igreja e o seu contato com o mundo moderno e o seu vivo interesse pelos problemas do homem.

Nós ortodoxos iremos sempre honrá-lo como querido e fiel amigo da nossa Igreja e fiel servidor da causa sagrada da união de todos. Com grande e fraterna alegria nos manteremos sempre informados sobre a sua boa saúde e sobre o seu produtivo trabalho teológico. Pessoalmente, teremos sempre viva a recordação e emoção da sua visita à sede do Patriarcado ecumênico seis anos atrás, além dos nossos numerosos encontros, marcados por uma ótima colaboração durante o seu magistério.


De nossa sede do Fanar, rezamos para que Nosso Senhor nos conceda um digno sucessor como chefe da Igreja irmã de Roma, para prosseguir com ela o nosso caminho comum em direção do “ut unun sint” (ser uma só coisa).

†Sua Santidade Bartolomeu I - Patriarca Ecumênico da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa
Constantinopla, 11 de fevereiro de 2013.

0 comentários: