Mensagem de fé: a união cristã no Centro Histórico

(Suas Santidades  o Patriarca Bartolomeu I e o Papa Francisco, no Vaticano)

A nossa mensagem de fé desta semana, que é a Semana Santa, onde recordamos todo o sofrimento e o exemplo de vida e de fé que nos deixou Jesus Cristo, vem de uma forma diferente. A nossa mensagem de fé vem através desta bela foto, e mais, vem através do belo exemplo de união que nos estão dando Suas Santidades o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I.

O Patriarca Ecumênico da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa convidou o Papa Francisco, no último dia 20, para em 2014, realizarem uma viagem juntos à Terra Santa. Com essa viagem, os dois líderes religiosos fariam uma homenagem ao histórico encontro de janeiro de 1964, em Jerusalém, entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, símbolo da reconciliação entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.

O Patriarca Ortodoxo, com celebrou na véspera, na Praça de São Pedro, a missa de entronização do Papa Francisco e, nesta quarta, participou da reunião no Vaticano com os representantes das Igrejas cristãs e de outras religiões.

Aqui no Centro Histórico de João Monlevade, também, estamos vivendo momentos de unificação e acolhimento, a exemplo de nossos amados Francisco e Bartolomeu I. Na comemoração ao dia de São José, muitos católicos ortodoxos se fizeram presentes à Santa Missa presidida pelo Padre Ricardo Caricati. Hoje, dando início à Semana Santa, os fiéis romanos saíram em procissão exatamente da porta da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de São Judas Tadeu, na rua Tieté, de onde seguiram para a Matriz Católica Apostólica Romana de São José Operário. Mais tarde, às 17h , foi a vez dos ortodoxos saírem em procissão rumo à Paróquia de São Judas Tadeu. Dando um belo exemplo de paz e união, vários fiéis romanos aguardaram a passagem da procissão rezando em frente às suas casas de maneira bastante acolhedora. Alguns se fizeram presentes na paróquia para a Santa Missa do domingo de Ramos, presidida pelo Padre Felipe José Mauro Bastos.

Que continue sendo assim, pois, os próprios Francisco e Bartolomeu I já estão dando o exemplo. Quem sabe em breve poderemos ver os Padres Ricardo e Felipe também dialogarem em caminho da tão desejada unificação? Quem sabe, num futuro próximo, os veremos com celebrarem juntos? Vamos aguardar, pois, os primeiros passos estão sendo dados.

2 comentários:

  1. Amado irmão Caio, parabéns pela matéria. Ela reflete exatamente o que eu vejo, desejo e tenho grande esperança que se realize tanto a nível de nossos patriarcas quanto a nível de paróquias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que todos nós queremos amado irmão. Romanos ou Ortodoxos, o que importa é que somos todos Católicos Apostólicos e servimos ao mesmo Deus. Seguimos os mesmos ensinamentos deixados por Jesus Cristo aos seus discípulos, fundadores do Catolicismo Romano e Ortodoxo. Que a paz esteja sempre em primeiro lugar.

      Excluir