(Suas Santidades o Patriarca Bartolomeu I e o Papa Francisco, no Vaticano)
A nossa mensagem de fé desta semana, que é a Semana Santa, onde recordamos todo o sofrimento e o exemplo de vida e de fé que nos deixou Jesus Cristo, vem de uma forma diferente. A nossa mensagem de fé vem através desta bela foto, e mais, vem através do belo exemplo de união que nos estão dando Suas Santidades o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I.
O Patriarca Ecumênico da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa convidou o Papa Francisco, no último dia 20, para em 2014, realizarem uma viagem juntos à Terra Santa. Com essa viagem, os dois líderes religiosos fariam uma homenagem ao histórico encontro de janeiro de 1964, em Jerusalém, entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, símbolo da reconciliação entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.
O Patriarca Ortodoxo, com celebrou na véspera, na Praça de São Pedro, a missa de entronização do Papa Francisco e, nesta quarta, participou da reunião no Vaticano com os representantes das Igrejas cristãs e de outras religiões.
Aqui no Centro Histórico de João Monlevade, também, estamos vivendo momentos de unificação e acolhimento, a exemplo de nossos amados Francisco e Bartolomeu I. Na comemoração ao dia de São José, muitos católicos ortodoxos se fizeram presentes à Santa Missa presidida pelo Padre Ricardo Caricati. Hoje, dando início à Semana Santa, os fiéis romanos saíram em procissão exatamente da porta da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de São Judas Tadeu, na rua Tieté, de onde seguiram para a Matriz Católica Apostólica Romana de São José Operário. Mais tarde, às 17h , foi a vez dos ortodoxos saírem em procissão rumo à Paróquia de São Judas Tadeu. Dando um belo exemplo de paz e união, vários fiéis romanos aguardaram a passagem da procissão rezando em frente às suas casas de maneira bastante acolhedora. Alguns se fizeram presentes na paróquia para a Santa Missa do domingo de Ramos, presidida pelo Padre Felipe José Mauro Bastos.
Que continue sendo assim, pois, os próprios Francisco e Bartolomeu I já estão dando o exemplo. Quem sabe em breve poderemos ver os Padres Ricardo e Felipe também dialogarem em caminho da tão desejada unificação? Quem sabe, num futuro próximo, os veremos com celebrarem juntos? Vamos aguardar, pois, os primeiros passos estão sendo dados.
Amado irmão Caio, parabéns pela matéria. Ela reflete exatamente o que eu vejo, desejo e tenho grande esperança que se realize tanto a nível de nossos patriarcas quanto a nível de paróquias.
ResponderExcluirÉ o que todos nós queremos amado irmão. Romanos ou Ortodoxos, o que importa é que somos todos Católicos Apostólicos e servimos ao mesmo Deus. Seguimos os mesmos ensinamentos deixados por Jesus Cristo aos seus discípulos, fundadores do Catolicismo Romano e Ortodoxo. Que a paz esteja sempre em primeiro lugar.
Excluir