Maria Lúcia Godoy, a voz das Minas Gerais e do mundo


"Fiz a cama na varanda 

Me deitei pensando em ti 
Deu um vento na roseira 
Ai, meus cuidados 
Eu do sono me esqueci"




Considerada a maior intérprete que Villa-lobos já teve, além de uma das, ou senão a maior soprano brasileira de todos os tempos, Maria Lucia Godoy é mineira, nascida em Mesquita, em 02 de setembro de 1929.

Antes de se dedicar à carreira de musicista, formou-se em letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Com a mudança para o Rio de Janeiro, passou a receber aulas do mestre Pasquale Gambardella. Naquela época, Maria Lucia ganhou cinco concursos consecutivos, entre os quais os famosos Lorenzo Fernandez e Vera Janacópulos.

Dotada de rara técnica, possui impecável afinação e grande expressividade dramática, sendo capaz de cantar e atuar com a mesma desenvoltura. Tal versatilidade permite que a cantora abarque um imenso repertório, que vai das canções tradicionais a autores contemporâneos, como Milton Nascimento e Chico Buarque de Hollanda, além de papéis operísticos e obras sinfônicas de grande envergadura.

De Villa-Lobos, Maria Lucia gravou a série das 14 Serestas, as Bachianas n º 5, a Suíte Para Voz e Violão e Floresta do Amazonas, a obra final do maestro e compositor carioca, além de várias canções.

A grande paixão da intérprete sempre foi a música brasileira. Ela nunca deixou de viajar em turnês, levando sua bela voz de cantora de câmara e solista sinfônica para os principais centros musicais do Brasil e do mundo.



Além dos palcos, Maria Lucia Godoy marcou presença no cinema como atriz em filmes como Navalha na Carne, de Neville de Almeida, e como ela mesma em Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil, de Sílvio Tendler. A cantora anunciou que pretende reunir em livro os poemas e crônicas que publicou por uma década no jornal Estado de Minas.

Ligada culturalmente a momentos marcantes da história brasileira, Maria Lúcia Godoy cantou em homenagem ao traslado dos restos mortais de Dom Pedro I ao Brasil, no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, Portugal. Era, também, a cantora preferida do presidente Juscelino Kubitschek e foi convidada por ela a cantar na cerimônia de inauguração de Brasília.

Maria Lúcia Godoy foi condecorada pelo governo de Minas Gerai com a Grã-Cruz da Inconfidência e marca seu nome na história como sendo uma das maiores intérpretes líricas da música brasileira em todos os tempos.



Para meu grande orgulho, Maria Lúcia Godoy é prima de meu saudoso avô materno, o Artista Plástico Marinho Maximiano Silva, com quem conviveu muito e manteve uma bela amizade.


   




0 comentários: