DIA DAS MÃES E DO ARTISTA PLÁSTICO


Hoje é um dia muito especial para muitas mulheres, é o dia das mães. Mas por capricho do calendário nesse mesmo dia estamos comemorando também o dia do artista plástico. Como acredito que mãe deva ser homanajeada todos os dias, a deixarei um pouco de lado para falar da grande artista plástica que é.

Nascida numa família de artistas, creceu em meio a pincéis, tintas, flores, violinos, bandolins, fogos de artifícios e jóias. Sua avó paterna, Maria Manoela, foi a primeira florista profissional de Rio Piracicaba, e seu avô Thomáz D`Aquino, ourives. Pelo lado materno, seu avô José Baptista Leite era fogueteiro. Seu pai, Marinho Maximiano Silva se destaca como um dos maiores artistas plásticos de nossa região. Estudou pintura e paisagismo em Belo Horizonte, sendo discipulo do famoso pintor paisagista mineiro, Agostinho Andrade. Retornando a Rio Piracicaba, se casou com Abigail Leite e se mudou para João Monlevade. onde trabalhou durante anos como Contra - Mestre Chefe de artes da Belgo Mineira. Duas de suas filhas herdaram seu talento: Sônia Maria e Zulma Maria, minha mãe.

Zulma Maria começou a pintar bem pequena, quando pegava os pincéis e tintas de seu pai escondidos. Aos 10 anos recebeu de seus pais um presente que marcaria em definitivo seu amor pela arte: um jogo de tintas e telas. Formou-se em Ciências Exatas, área na qual trabalhou durante anos, mas sem nunca abandonar o ofício de artista.

Pintora e restauradora, se destaca como uma das melhores artistas plásticas de nossa cidade. Recebeu inúmeras homenagens ao longo de mais de 40 anos de profissão, sendo o Troféu Helena Gonçalves um dos mais especiais, por tê-la reconhecido como melhor artista plástica de João Monlevade e uma das únicas com reconhecimento internacional, uma vez que possui óleos sobre telas espalhados por vários países. Pena que no Brasil e em João Monlevade as artes sejam tão pouco valorizadas.

À minha mãe todo o meu amor e à artista plástica o meu respeito e reconhecimento por sua importância para a cultura de nossa terra.


(óleo sobre tela do mestre Marinho Silva. O escravo Geremiaz leva a imagem do Bom Jesus para seu senhor. Tela exposta na Sala dos Milagres do Santuário do Bom Jesus em Rio Piracicaba)

(óleo sobre tela de Sônia Maria. Jesus Cristo, de seu arquivo pessoal)








(óleos sobre tela de Zulma Maria. Coleção "Azul Hortência, de seu arquivo pessoal)




0 comentários: