Hoje é um dia muito especial para muitas mulheres, é o dia das mães. Mas por capricho do calendário nesse mesmo dia estamos comemorando também o dia do artista plástico. Como acredito que mãe deva ser homanajeada todos os dias, a deixarei um pouco de lado para falar da grande artista plástica que é.
Nascida numa família de artistas, creceu em meio a pincéis, tintas, flores, violinos, bandolins, fogos de artifícios e jóias. Sua avó paterna, Maria Manoela, foi a primeira florista profissional de Rio Piracicaba, e seu avô Thomáz D`Aquino, ourives. Pelo lado materno, seu avô José Baptista Leite era fogueteiro. Seu pai, Marinho Maximiano Silva se destaca como um dos maiores artistas plásticos de nossa região. Estudou pintura e paisagismo em Belo Horizonte, sendo discipulo do famoso pintor paisagista mineiro, Agostinho Andrade. Retornando a Rio Piracicaba, se casou com Abigail Leite e se mudou para João Monlevade. onde trabalhou durante anos como Contra - Mestre Chefe de artes da Belgo Mineira. Duas de suas filhas herdaram seu talento: Sônia Maria e Zulma Maria, minha mãe.
Zulma Maria começou a pintar bem pequena, quando pegava os pincéis e tintas de seu pai escondidos. Aos 10 anos recebeu de seus pais um presente que marcaria em definitivo seu amor pela arte: um jogo de tintas e telas. Formou-se em Ciências Exatas, área na qual trabalhou durante anos, mas sem nunca abandonar o ofício de artista.
Pintora e restauradora, se destaca como uma das melhores artistas plásticas de nossa cidade. Recebeu inúmeras homenagens ao longo de mais de 40 anos de profissão, sendo o Troféu Helena Gonçalves um dos mais especiais, por tê-la reconhecido como melhor artista plástica de João Monlevade e uma das únicas com reconhecimento internacional, uma vez que possui óleos sobre telas espalhados por vários países. Pena que no Brasil e em João Monlevade as artes sejam tão pouco valorizadas.
À minha mãe todo o meu amor e à artista plástica o meu respeito e reconhecimento por sua importância para a cultura de nossa terra.
(óleo sobre tela de Sônia Maria. Jesus Cristo, de seu arquivo pessoal)
(óleos sobre tela de Zulma Maria. Coleção "Azul Hortência, de seu arquivo pessoal) |
0 comentários: