Rede Globo desrespeita Clara Nunes e Carmen Miranda


                                                               (Carmen Miranda)

 (Clara Nunes)

Foi ao ar nesse 22 de setembro, cenas da novela Fina Estampa, da Rede Globo, onde de fato o título fez juz a "obra", uma vez que houve um grande desrespeito à memória e ao legado cultural e artístico de duas grandes cantoras brasileiras, que já não estão mais entre nós para se defender: Carmen Miranda, falecida aos 46 anos em 1955, vítima de um Enfarte e Clara Nunes, falecida aos 39 anos, em 1983, vítima de um Choque Anafilático, provocado por um erro médico.

Minha amiga, a jornalista carioca Sandra Rodrigues colocou as imagens da cena de Fina Estampa, escrita por Agnaldo Silva no site youtube, mas, as mesmas foram bloqueadas pela  Rede Globo.

Os diálogos das atrizes depreciam a mineira Clara Nunes e também a grande Carmem Miranda, duas das mais importantes cantoras que este país já viu e ouviu, dizendo que elas não poderiam ser imitadas pela personagem Vilma (Arlete Sales) no programa Caldeirão do Huck, sob alegação de que "elas não porque são artistas de travestis"!

Além do desrespeito à memória desses dois monstros sagrados da MPB e aos seus fãns e familiares, fica imbutida, também, uma mensagem totalmente homofóbica e preconceituosa.

 Eis vídeo - áudio do VIDEOBLOG da Sandra. assistam a mais essa barbárie contra nossa artista Clara Nunes que "sustentou"a audiência do Fantástico e vários outros programas da Globo durante toda a sua existência!

http://www.videolog.tv/video.php?id=705832

Algúns comentários de fãns, jornalistas e amigos de Clara:

Se é pra rasgar o verbo, rasga - lo - ei de vez: A questão é que Elis Regina, por exemplo, deixou três filhos para defendê - la, que jamais permitiriam tal absurdo. Já a nossa Clarinha deixou um marido que não está nem ai para o seu legado e para a sua reputação. Se o Paulo César Pinheiro se empenhace de fato em manter viva a memória de Clara, cobrando, inclusive, da Rede Globo a dívida de gratidão que eles tem para com a cantora que segurou seu IBOPE e engrandeceu várias de suas atrações como figurinha carimbada da emissora carioca, certamente eles teriam no mínimo respeito e pudor ao usar seu nome. A Rede Globo devería se envergonhar de tratar assim nomes que contribuíram, e muito, para a formação de sua história. Clara Nunes, foi para a Globo, muito mais do que foi Elis, ou Gal, ou Bethânia, ou Nara, que são tratadas como rainhas por lá. Pena que Clara não esteja aqui para se defender!
(Caio Fernando - Visão Geral e Comunidade Clara Nunes, além de pesquisador de MPB, em especial da vida e obra de Clara Nunes e Elis Regina)

estou tão fula da vida..

Vou colocar no youtube as falas das atrizes já que as imagens foram bloqueadas!
O MUNDO PRECISA SABER DISSO!!!
Não podemos fazer NADA quanto à Globo, mas, eu vou tentar espalhar essa falta de respeito às duas grandes e honrosas artistas, e o desrespeito também à classe honrosa dos que fazem suas imitações com brilhantismo e seriedade!
(jornalista Sandra Rodrigues - Blog Dos Teares Ao Expoente da MPB e Comunidade Clara Nunes, fotógrafa do Brasileiro Profissão Esperança, protagonizado por Clara Nunes e Paulo Gracindo, além de amiga da cantora)

O Aguinaldo Silva pisou na bola feio, muito feio. Ele precisa desfazer isso o quanto antes, nao custa nada fazer outra cena elogiando-as.
(Oberdan - Comunidade Clara Nunes)

Colocação fora de hora....

De fato foi um péssimo texto, embora verdadeiro, foi totalmente inadequado vez que foi colocado de forma pejorativa. Não tinha que menosprezar o talento de Clara Nunes e Carmem Miranda nem tão pouco a arte que os travestis conseguem fazer num palco.
(Marcos - Comunidade Clara Nunes)

Agnaldo Silva?

Passo!
Este cara está enlouquecido e com sérios problemas de autoestima!
(Francisco - Comunidade Clara Nunes)

Achei a cena muito mais de cunho homofóbico, do que propriamente de desrespeito com as artistas.
De qualquer forma, lamentável.
 (Alisson - Comunidade Clara Nunes)
Uma coisa que me chama a atençao é o fato de ninguem, diretor, atrizes envolvidos, nao ter observado que o texto era totalmente descabido e fora de proposito. Nao poderiam conversar e ate demolir o autor de texto tao vexatorio? Todo pessoal envolvida é gente tarimbada, anos e anos de janela, nao pode falar qualquer bobagem so porque esta escrito. Bastava um telefonema, meu Deus!
(Oberdan - Comunidade Clara Nunes)

Homofóbico e desrespeitoso tambem...

Vai tudo no mesmo embalo.
Diminui-se a arte do artista transformista e da artista homenageada...
Queria ver se fossem falar de uma outra artista falecida na mesma década que Clara...
Ah!Não ia passar!
(Alisson - Comunidade Clara Nunes)

ELE FOI INFELIZ

ISSO NÃO PODE FICAR IMPUNE ELE TEM QUE PEDIR DESCULPAS POIS AS CITADAS SÃO DUAS IMAGENS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NO EXTERIOR ATÉ HJ ALÉM DE TEREM FÃNS NO BRASIL INTEIRO COMO NÓS.
(Edson - Comunidade Clara Nunes)
 Clara Nunes e Carmen Miranda,imortais da musica brasileira.jamais serão atingidas pela rede globo. Caio,
que bom receber uma palavra sua! Assino em baixo o que você disse.
Meu abraço
(Neide Pessoa - jornalista, biógrafa e amiga de Clara Nunes, representante do SJPMG no CONEDH-MG-Conselho de Defesa dos Direitos Humanos e Comunidade Clara Nunes)

Um comentário:

  1. Clara Nunes era o esteio dos domingos do Fantástico,das revistas Bloch Editora,da gravadora Odeon,dos Shows na Portela e por aí vai…Vivia na antiga TV RIO onde era constantemente solicitada, sem contar no imenso sucesso em Estocolmo,Suécia,França,Japão,Angola!Seus Shows “Brasileiro Profissão Esperança”(que ficou em cartaz durante um ano com o Canecão lotado todas as noites,filas imensas na calçada e, por muitas vezes, esgotavam-se os ingressos) e o “Clara Mestiça” Rio/S.Paulo (com o mesmo sucesso de público e crítica) é IMORTAL,INESQUECÍVEL E ÚNICA!!
    Estudiosa das origens afro implantou a cultura no país e tornou-se uma sambista nata.Bolero,valsa,polka,forró,em todos os estilos, era perfeita e a primeira mulher a vencer um tabu de que “mulher não vendia discos”!
    Muitos se fizeram às custas de sua imagem.Todos se beneficiaram.
    Hoje, Clara Nunes recebe homenagem.E todas(que são muito poucas)ainda não atingem o nível de merecimento dessa grande artista,afinada,responsável e um ser humano inigualável!
    Os fãs jamais a esquecerão e fiéis permanecem há quase trinta anos.
    As composições de Chico Buarque,Paulo César Pinheiro,Candeia e tantos outros não seriam tão aprimoradas na voz de outra cantora.Ela,CLARA NUNES,perpetuou essas canções em seu tom de estilo próprio e inimitável!
    O Brasil, a classe artística,a Imprensa,as Editoras,os Jornais devem (e muito)à ela!
    Enfim…SALVE CLARA GUERREIRA que não morreu…só desencantou!!!!E se é amada e recebida em nossos corações isso é o que importa,DE FATO!
    Não serão esses acontecimentos depreciativos que "apagarão" o seu valor,a sua digna conduta perante o mundo e a música!

    ResponderExcluir